3. Elisa Pinheiro considerada “Personalidade do Ano” pela Associação de Museologia

Elisa Pinheiro considerada “Personalidade do Ano” pela Associação de Museologia

•   30 de maio de 2022

Antiga diretora do Museu de Lanifícios homenageada por entidade nacional da área.

Ficheiro com o nome: elisa_pinheiro

Elisa Calado Pinheiro, grande impulsionadora e primeira diretora do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior (MUSLAN), faz parte dos galardoados na categoria “Personalidade do Ano”, dos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) deste ano.

A distinção foi entregue no dia 27 de maio, numa sessão que teve lugar na Academia Militar, na Amadora, promovida pela Associação fundada em 1965 com o objetivo de servir a comunidade de profissionais de museus portugueses e que conta com cerca de duzentos sócios individuais e uma dezena de sócios institucionais.

O prémio reconhece uma personalidade que tem uma marca incontornável no campo da museologia, nomeadamente no que se refere ao passado industrial. Elisa da Conceição Silveira Calado Correia Pinheiro é uma referência pelo trabalho desempenhado na institucionalização e direção do MUSLAN, depois de ter sido responsável pela musealização da área das tinturarias da Real Fábrica de Panos (Polo I) e pela criação do primeiro núcleo do Museu, entre 1978 e 1992.

Acompanhou ainda intervenções de reconhecimento e valorização patrimonial de imóveis como a Capela de São Martinho, Convento de Santo António, Real Fábrica de Panos e a Fábrica do Rato.

Natural do Tortosendo (concelho da Covilhã), é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi docente da UBI entre 1987 e 2011, nos departamentos de Engenharia Civil, Sociologia e Letras.

Em 2016, a UBI reconheceu o seu importante papel na história da academia, atribuindo-lhe o “Doutoramento Honoris Causa”.

#Prémios APOM 2022

Data da última atualização: 2022-05-30