Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Um tributo aos pastores da Serra da Estrela, num projeto sustentável

Um tributo aos pastores da Serra da Estrela, num projeto sustentável

  08 de junho de 2022  

Img:

Docente do Departamento Ciência e Tecnologia Têxteis da UBI colabora para o desenvolvimento de Produto Moda Sustentável.

Ao longo da História, a região do Interior caracterizou-se pelo êxodo de pessoas que procuraram noutras localizações do país melhores condições e qualidade de vida. Mesmo sendo um cenário idílico de rara beleza que encanta os que a visitam e nela descobrem paisagens e características muito singulares, a Serra da Estrela não foi alheia a essa dispersão populacional, votando-se a um desenvolvimento lento e escasso. Apesar de muitos reconhecerem o seu imenso potencial – a Serra da Estrela é muitas vezes apelidada de “gigante adormecido” – o desenvolvimento e promoção da região tem estado relativamente estagnado.

Não obstante, os pastores da Serra da Estrela persistem, fruto do amor à profissão e de um legado de gerações, numa História que já lhes nasce no sangue.

Com raízes na Serra, o Grupo O Valor do Tempo teve sempre a preocupação de garantir a remuneração justa aos pastores da região. Conhecendo a dura realidade de uma profissão para a qual não há férias, feriados ou fins de semana, porque as ovelhas têm que pastar todos os dias, era necessário garantir uma resposta economicamente viável e consequente que lhes criasse condições favoráveis para a continuidade da profissão e que lhes assegurasse a desejável qualidade de vida. A par do queijo, urgia encontrar uma solução para a lã. A operação da tosquia, imprescindível à sobrevivência das ovelhas, constituía um custo superior àquele a que os pastores conseguiam vender a lã, e como tal, um prejuízo inevitável.

Em 2021, o Grupo O Valor do Tempo reforçou a sua linha de atuação de apoio aos pastores com a aquisição total da lã do universo das cerca de 25.000 ovelhas da raça Bordaleira, promovendo um novo modelo de valorização da economia local. Em parceria com a ANCOSE e a Associação de Artesãos da Serra da Estrela e com a colaboração da docente da Universidade da Beira Interior e Investigadora da UNIDCOM (IADE), Madalena Rocha Pereira, o Grupo O Valor do Tempo desenvolveu um projeto para a valorização da lã da ovelha Bordaleira, adquirindo a sua totalidade para apresentar um produto 100% lã, que é simultaneamente um certificado da visita à Serra da Estrela e o expoente máximo da economia circular e da sustentabilidade. O projeto irá também ser apresentado pela docente este mês como um caso de estudo, a convite da União Europeia em representação de Portugal num workshop de gestão de resíduos e desenvolvimento da economia local.

Materializado este projeto no topo da mais alta montanha de Portugal Continental, este espaço, que presta um tributo aos pastores da Serra da Estrela inscrevendo nas paredes os nomes de cada um dos 236 pastores, será inaugurado com a abertura da Loja Oficial DOP, na Torre, a 26 de Junho, às 15h30, contando com convidados muito especiais – os pastores. Para os homenagear, muito nos honraria contar também com a presença de todos os envolvidos na Academia.

Fonte: Equipa do Projeto.

 

Partilhar

Data da última atualização: 2022-06-08
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.