Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Menção Honrosa para trabalho da UBI nos Prémios Ciências do Desporto 2022/2023

Menção Honrosa para trabalho da UBI nos Prémios Ciências do Desporto 2022/2023

  • NOTÍCIA
  •   07 de agosto de 2023  

O estudo foi reconhecido na categoria “Medicina no Desporto”.

Ficheiro com o nome: COP-PremiosCienciasDesporto

 

O trabalho “Effects of Exercise Training on Cardiac Toxicity Markers in Women with Breast Cancer Undergoing Chemotherapy with Anthracyclines: A Randomized Controlled Trial”, da autoria, entre outros, de Pedro Antunes (estudante do 3.º Ciclo em Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior [UBI]), Dulce Esteves (docente do Departamento de Ciências do Desporto da UBI e orientadora científica de Pedro Antunes) e de Célia Nunes (docente do Departamento de Matemática da UBI), obteve uma Menção Honrosa nos Prémios Ciências do Desporto COP | REPSOL, edição de 2022/2023.

Distinguido no âmbito da categoria “Medicina no Desporto”, o trabalho premiado é baseado no desenvolvimento do programa MAMA_MOVE, concretamente no MAMA_MOVE GAIA on treatment, sendo que para Dulce Esteves a Menção Honrosa em apreço é “muito importante”. “Estes são os prémios nacionais mais importantes na área das Ciências do Desporto, e, dos muitos candidatos na área de Medicina do Desporto, só três foram selecionados, no qual se inclui o nosso trabalho”, refere a docente da UBI e investigadora do CIDESD - Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano. Dulce Esteves agradece às participantes no estudo, “pela confiança depositada”, bem como “à Direção do Hospital Gaia/Espinho, médicos e enfermeiros na área da oncologia e da cardiologia”, pois, sublinha, “só uma parceria multidisciplinar consegue levar a cabo um trabalho tão complexo e com tantos resultados positivos”.

Os Prémios Ciências do Desporto são uma iniciativa do Comité Olímpico Português (COP), criada em 2014, com o objetivo de valorizar o aprofundamento das problemáticas do desporto enquanto objeto de estudo, bem como a recolha e análise de dados atuais essenciais para as decisões dos mais diversos agentes do sistema desportivo nacional.

Ao longo das seis edições já realizadas foram submetidos a concurso 265 trabalhos de investigação. A presente edição demonstrou um forte crescimento no número de candidaturas (87), aumento que segue em linha com anteriores edições: 61 trabalhos, em 2019, e 71, em 2020/21. Em todas as edições, a UBI tem tido trabalhos distinguidos.

O trabalho vencedor em cada uma das áreas temáticas irá receber um prémio monetário de cinco mil euros, e cada uma das menções honrosas um diploma. A Cerimónia pública será em data e local a divulgar oportunamente.


Fonte: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis Reforçar os meios de implementação e revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável

Próximos eventos ver todos

abr 17

Polo I > Auditório da Biblioteca

10:00 Faculdade de Ciências Sociais e Humanas > Àtrio, Sala 7.06 e Anfiteatro 7.20

13:00 Faculdade de Ciências da Saúde > Anfiteatro Verde

16:00 Faculdade de Engenharia > Sala dos Conselhos

19

Faculdade de Ciências da Saúde > Grande Auditório

09:30 Faculdade de Ciências Sociais e Humanas > Anfiteatro 7.21

Partilhe
Data da última atualização: 2023-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.