A Universidade da Beira Interior (UBI) e a Universidade Wutivi (UNITIVA), de Moçambique, formalizaram um protocolo de cooperação que aprofunda a relação académica entre as duas instituições. A cerimónia contou com a presença dos reitores Ana Paula Duarte (UBI) e Nelson Chacha (UNITIVA) e assinala mais um passo nas vertentes da internacionalização e da colaboração entre academias do espaço lusófono.

O acordo, firmado a 26 de janeiro, prevê várias formas de colaboração, nomeadamente o intercâmbio de docentes, investigadores e estudantes, a implementação de projetos conjuntos nas áreas do ensino, investigação e extensão, a promoção de palestras e simpósios, o intercâmbio de informações e publicações académicas, bem como a promoção de atividades de formação para pessoal docente, investigador, técnico e estudantes.

O documento servirá de base para o desenvolvimento de iniciativas académicas e científicas que contribuam para o desenvolvimento, circulação de conhecimento e formação de profissionais capazes de responder aos desafios, neste particular, de Portugal e Moçambique.
Sediada em Maputo, a UNITIVA tem alcançado um significativo reconhecimento pelo seu papel no Ensino Superior moçambicano. Destaca-se pela formação universitária em setores estratégicos do país, alguns deles em áreas que também são de grande relevância na UBI, como economia e ciências empresariais, engenharia, arquitetura, ciências sociais e humanas e, ainda, ciências da saúde.