Objetivos Gerais
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O Curso de Ciências da Cultura, em sintonia com as recomendações do Memorando da UNESCO para a sua promoção, assume como objetivo primeiro e primordial criar valor e dar aos seus alunos uma sólida formação teórica interdisciplinar, articulando para o efeito áreas científicas diversas, com uma orientação precisa:integrar os indispensáveis saberes tradicionais com os desafios das novas humanidades. Acresce a esta formação teórica de base uma dimensão intencionalmente prática, de cariz projetual, orientada para a pluralidade das abordagens dos fenómenos culturais no contexto mais vasto das indústrias criativas. São três os vetores que, em coerência com estes objetivos, sustentam o seu plano de estudos: a Cultura tomada como objeto de reflexão, como estímulo criativo e como atividade social. Assim se justifica a presença de áreas nucleares como a filosofia, a história e a literatura, mas também a comunicação, o cinema, o design e a gestão, que conferem à formação uma irrecusável novidade
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Competências
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Dada a riqueza temática do seu objeto de estudo, o Curso de Ciências da Cultura da Universidade da Beira Interior foi pensado e harmonizado segundo um princípio de precedência das unidades curriculares, pelo qual as disciplinas de primeiro ano, e ainda algumas do segundo, fornecem ao aluno bases históricas e culturais necessárias quer para concetualização quer para concretização projetual específicas de unidades do segundo e terceiro anos. Um tal leque temático, que justifica científica e pedagogicamente a articulação entre disciplinas, encontra também expressão na definição de percursos formativos opcionais, que se consubstanciam em conjuntos de unidades curriculares facultativas (três de entre doze possíveis) que completam o percurso de disciplinas obrigatórias – a começar no 1º semestre do 2º ano e em cada um dos dois semestres subsequentes –, e ainda, de forma concreta e precisa, na unidade curricular de Projeto, no último semestre do percurso formativo dos alunos, na qual o aluno poderá dar corpo a uma ideia de intervenção cultural, beneficiando das parcerias e protocolos estabelecidos com instituições culturais da região. A entrega de parte do percurso formativo à escolha responsável de cada aluno, garantida a montante pela solidez científica e pedagógica do trajeto nuclear, representa a opção de um processo de ensino-aprendizagem centrado no aluno e é, outrossim, um estímulo e um incentivo à sua autonomização, à prossecução de estudos e à qualificação continuada e autónoma ao longo da vida. Donde, e à luz dos seus objetivos aqui sumariamente elencados, o Curso de Ciências da Cultura faculta um amplo conjunto de competências, habilitando os seus alunos para: reconhecer o caráter histórico e polissémico da ideia de homo cultus e identificar noções e práticas culturais diversificadas; fundamentar teoricamente e refletir criticamente sobre as noções de ‘Cultura’ e ‘Ciência da Cultura’ e os respetivos fenómenos, considerando a complexidade dos seus processos, a pluralidade dos seus contextos e a especificidade dos seus valores; conceber criativamente, analisar criteriosamente e justificar adequadamente projetos de investigação, de criação, de programação e de difusão cultural; empreender, organizar, dinamizar, liderar e intervir em iniciativas culturais, integrando equipas multidisciplinares e agindo em rede, com elevada versatilidade conceptual e operacional; dominar os vários meios e técnicas de expressão – oral, escrita, audiovisual, multimédia – e utilizá-los em projetos social, económica e criativamente relevantes. |
Saídas Profissionais
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Procurando responder ao desafio permanente colocado pela mutação e novidade próprias da atividade cultural contemporânea com o rigor epistemológico dos saberes canónicos, o Curso de Ciências da Cultura da UBI, dada ainda a sua sólida matriz multidisciplinar, acerca âmbitos formativos tradicionalmente distantes mas que hoje reciprocamente se solicitam, forma profissionais com um amplo domínio de competências interdisciplinares e saberes especializados. O esperado enriquecimento cultural e académico que sobrevém na mobilidade dos novos licenciados e na sua capacidade para empreender habilita-os para o exercício dos seguintes tipos de atividades: . Produção, gestão cultural e assessoria em projetos ou instituições, públicos e privados, de relevância cultural; . Produção e difusão de eventos culturais; . Gestão de bens e serviços culturais; . Discussão, promoção e aplicação de políticas culturais consistentes e inovadoras; . Criação e investigação cultural; . Turismo cultural; . Crítica de arte e jornalismo cultural.
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Infraestruturas
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A Faculdade de Artes e Letras (FAL), onde se insere o Curso de Ciências da Cultura da Universidade da Beira Interior, oferece aos seus alunos um extenso leque de equipamentos e outros recursos materiais: salas climatizadas e totalmente apetrechadas com material de apoio às atividades de ensino-aprendizagem, como quadros interativos, sistema de videoconferência, projetores de vídeo, entre outros, um Centro de Informática (com acesso gratuito à Internet - telnet, correio eletrónico e www). A Formação tem ainda à sua disposição os recursos do Instituto de Filosofia Prática (IFP) e do Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online (LabCom). Os alunos contam ainda com uma Biblioteca central, com um acervo de milhares de volumes respeitantes às diferentes áreas científicas reunidas pela formação. |