3. C4 – Centro de Competências em Cloud Computing apresenta atividades

C4 – Centro de Competências em Cloud Computing apresenta atividades

•   03 de dezembro de 2019

O Workshop teve lugar no UBImedical e destinou-se a dar a conhecer as linhas de investigação do Centro. Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, esteve na Sessão de Abertura.

Ficheiro com o nome: ana-abrunhosa

O C4 - Centro de Competências em Cloud Computing promoveu o 1.º Workshop anual, que serviu para apresentar as principais atividades desenvolvidas ao longo do primeiro ano de funcionamento.

A Sessão de Abertura contou com a presença da Ministra da Coesão, Ana Abrunhosa, que lembrou a importância do projeto criado com o objetivo de fazer com que a investigação tenha grande aplicabilidade, desenvolvido numa “universidade de excelência” e fundamental para a coesão do território.

Manifestou o desejo que o Centro de investigação “seja multidisciplinar e que produza resultados úteis para as necessidades da economia: empresas, administração pública e cultura”, referiu, elogiando também o UBImedical, onde está sediado o C4 e que foi criado para fazer transferência de conhecimento na área da saúde. “Hoje existe, tem vida e está a cumprir a sua função”, salientou.

O Workshop foi dedicado à divulgação dos trabalhos do Centro, numa altura em que se assinala o primeiro aniversário do início das atividades. Neste período foi desenvolvido um projeto conjunto com a Câmara do Fundão, estando ainda previsto que avance uma parceria com a Câmara da Covilhã.

Com o objetivo de dar a conhecer as atuais atividades a uma comunidade alargada, tendo em vista também o potencial estabelecimento de parcerias no futuro, o workshop teve cinco sessões dedicadas, ao trabalho do C4, centrado mas vertentes relacionadas com a utilização da cloud: sistemas (“Cloud Systems”), aplicações (“Cloud Applications”), análise de dados (“Cloud Data Mining”) e administração pública (“Public Administration Cloud”).

O C4 - Centro de Competências em Cloud Computing, sediado no UBImedical, iniciou atividade em dezembro de 2018, com o objetivo de criar inovação e promover transferência de conhecimento, tanto para a indústria como para a administração pública, no âmbito do aproveitamento das potencialidades da computação em nuvem.

Tem aproximadamente 15 bolseiros e conta ainda com o contributo de cerca de 50 investigadores afetos à Universidade da Beira Interior (UBI) e aos institutos politécnicos de Castelo Branco e da Guarda. Tem como Diretor-Executivo, Hugo Vieira.

C4 - Centro de Competências em Cloud Computing

•   UBI