3. UBI participa no desenvolvimento de um papel reciclado de elevada resistência

UBI participa no desenvolvimento de um papel reciclado de elevada resistência

•   13 de maio de 2021

O projeto junta empresas e universidades e os resultados vão ser aplicados na área da embalagem sustentável.

Ficheiro com o nome: projeto_papel

A Universidade da Beira Interior (UBI) está envolvida no projeto de desenvolvimento de um papel reciclado de elevada resistência, com incorporação de pasta obtida a partir de rejeitos do processo de produção de pasta branqueada de eucalipto. Este trabalho insere-se no conceito de economia circular e visa desenhar e produzir produtos de valor acrescentado com aplicações na área da embalagem sustentável. O estudo vai ser realizado no âmbito projeto de I&D empresarial em copromoção designado HIGH2RPAPER.

O Centro de investigação FibEnTech - Materiais Fibrosos e Tecnologias Ambientais/Fiber Materials and Environmental Technologies, do Departamento de Química da Faculdade de Ciências da UBI é o local onde vão ser feitos os trabalhos.

A UBI está envolvida em todas as tarefas do projeto, incluindo a avaliação técnico-económica das soluções propostas, com destaque para as seguintes: caracterização química e física dos resíduos do cozimento da pasta (rejeitos); caracterização física e química do papel reciclado para aplicações em tubos e cantoneiras; avaliação experimental das técnicas de processamento a aplicar aos resíduos do cozimento; otimização das condições de processamento de rejeitos; avaliação do potencial papeleiro da pasta de rejeitos; estudo do efeito da incorporação da pasta de rejeitos nas propriedades do papel reciclado; e otimização do desempenho do papel/cartão.

A UBI vai ainda trabalhar na obtenção de protótipos, nos testes de protótipos à escala industrial e ensaios, bem como na promoção e divulgação de resultados. O papel/cartão com propriedades de resistência melhoradas será usado como produto final ou transformado em tubos (para o sector de embalagens, por exemplo) e cantoneiras (para o sector logístico e de acondicionamento e transporte de produtos).

Este projeto é um exemplo da economia circular, em que papel velho e um resíduo de um processo são reutilizados na produção de um novo papel com propriedades melhoradas. A utilização do rejeito não só contribui para a sustentabilidade ambiental, já que diminui o consumo de madeira, como corresponde a uma gestão sustentável dos recursos naturais e valorização de resíduos.

O HIGH2RPAPER junta entidades empresariais e académicas e é liderado pela Celtejo - Empresa de Celulose do Tejo, S.A., tendo como copromotores a Papeleira Coreboard, S.A a UBI e a Universidade de Coimbra (UC). O trabalho de cooperação e investigação decorrerá entre 2021 e 2023.

O projeto insere-se nos domínios prioritários da estratégia de I&I para a especialização inteligente (ENEI), designadamente: água e ambiente: floresta; materiais e matérias-primas, tecnologias de produção e Indústrias de processo; e tecnologias de produção e indústrias de produto.

Coleção no uBibliorum da Unidade de Investigação FibEnTech

Data da última atualização: 2021-05-13