Ana Carolina Ferreira Reis, diplomada em Arquitetura pela Universidade da Beira Interior (UBI), é a vencedora do Prémio Jovem Universitário de Ourém, deste ano. A distinção atribuída pela Câmara Municipal premiou a dissertação intitulada “Memória de um lugar. Projeto de reabilitação para a valorização do Castelo de Ourém”, defendida na UBI em 2018, como trabalho final do curso de Mestrado Integrado.
O Prémio, que visa promover e divulgar trabalhos académicos relacionados com o concelho, destacou desta vez uma dissertação sobre o Monumento Nacional que é um ex-libris do concelho situado no distrito de Santarém.
Com orientação do docente Jorge Eduardo Ramos Jular e co-orientação de Miriam Ruiz Iñigo, o trabalho de Ana Reis lança ideias para a promoção e dinamização cultural e turística do interior do Castelo e zona envolvente. “Pretende-se ainda dar-lhe o devido reconhecimento que caiu em desuso e ainda assim ser um contributo para recuperação da malha urbana onde está inserido”, de acordo com o texto da dissertação.
Ana Reis, natural de Ourém, recebeu o Prémio na segunda-feira, dia 5 de agosto, tendo sido entregue pelo presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque.