Ano:
Objetivos
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A preparação de profissionais para agirem em ambientes de catástrofe em contexto nacional e internacional, designadamente emergências de saúde pública, desastres naturais e conflitos, bem como o reforço de competências para trabalhar na área do desenvolvimento e cooperação no acolhimento de refugiados e comunidades vulneráveis a nível local e global. |
Competências do curso
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1 - Identificar vulnerabilidades e riscos, na sociedade atual. 2 - Reforçar competências na área da gestão de crises e desenvolvimento. 3 - Providenciar formação académica de elevada qualidade e competências profissionais para a análise crítica da ação humanitária e desenvolvimento, para o exercício do trabalho nesta área. 4 - Reforçar competências sobre investigação em ciências sociais para a ação humanitária e desenvolvimento. 5 - Compreender a problemática dos refugiados, direitos humanos e dimensões culturais numa perspetiva global e multidimensional. 6 - Conhecer as instituições nacionais e internacionais intervenientes em cenários de emergência e desenvolvimento e respetivos sistemas de coordenação no terreno. 7 - Elaborar e implementar projetos de intervenção suscetíveis de poderem contribuir para a prevenção e/ou resolução das inseguranças ao nível social. 8 - Definir, quantificar e gerir as necessidades e os meios ao dispor no enfrentar das ameaças à segurança. 9 - Favorecer a troca de experiências entre estudantes, especialistas, professores e refugiados residentes em Portugal, de modo a construir um entendimento profundo sobre ação humanitária e deslocação forçada sob um prima multidisciplinar e com recurso a estudos de caso. 10 - Aprender na prática o funcionamento de preparação e resposta às comunidades vítimas de catástrofes, pela aquisição de habilidades ao nível de logística, segurança, comunicação e técnicas de sobrevivência. 11 - Criar uma boa rede de práticas e partilha de experiências ao nível das questões humanitárias e desenvolvimento, promovendo a reflexão sobre as mesmas.
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Infra-estruturas
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Faculdade de Ciências Sociais e Humanas |