Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Filosofia

Filosofia

1º Ciclo     Departamento de Comunicação e Artes

Plano de Estudos/Ramos   Filosofia
Código DGES
8367  
Área CNAEF 226 | Portaria n.º 256/2005
Publicação em Diário da República .
Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação preliminar A3ES, 12-12-2011
Registo DGES R/A-Ef 1311/2011, 18-03-2011
Regime de Funcionamento Pós-laboral
ECTS 180
Outras Informações Informação estatística

Concurso Nacional de Acesso  

Sobre

Objetivos Gerais Este Curso visa ceder aos seus alunos uma sólida formação de base na história do pensamento filosófico, assim como em todas as disciplinas filosóficas consideradas nucleares. Em concomitância, foram incluídas no plano de estudos disciplinas opcionais nas áreas das Ciências da Comunicação, Cinema e Estudos Artísticos e ainda disciplinas inéditas que introduzem a reflexão sobre as grandes questões da modernidade, como a do habitat, a da bioética, a da técnica ou a da cultura. Tal justifica, com ainda maior premência e necessidade, a importância cultural, pedagógica e científica da Filosofia, que confere ao Curso uma irrecusável originalidade na sua oferta educativa.
Competências A crescente complexidade das sociedades contemporâneas, os desafios humanos e éticos das novas tecnologias da informação e das biotecnologias, assim como a importância cada vez maior atribuída à cultura e à arte tornam necessárias, mais do que nunca, tarefas de reflexão que a cultura ocidental continuamente atribuiu à Filosofia. Estribada nesse diagnóstico, a Licenciatura em Filosofia da Universidade da Beira Interior foi criada com vista a fornecer aos que a frequentem os instrumentos necessários a uma tal reflexão. Para além dos outupts, em termos de saber, que fornece, o Curso de Filosofia tem por finalidade dotar os seus licenciados de conhecimentos gerais comuns ao ensino universitário, assim como competências profundas na sua área de formação, capacidade de as aplicar profissionalmente, capacidade de resolver novos e inesperados problemas e habilitação para prosseguir uma aprendizagem com elevado grau de autonomia ao longo da vida. O Curso de Filosofia incrementa, outrossim, elevadas capacidades de pensamento abstrato, de análise e de síntese, estimulando a interpretação de textos e das múltiplas dimensões da realidade que permitem munir os seus licenciados de aptidões específicas que se consubstanciam numa competência inigualável para a reflexão.
Saídas Profissionais À luz dos Objetivos que visa, o Curso de Filosofia da Universidade da Beira Interior desenvolve capacidades que poderão ser aplicadas não só em profissões tradicionalmente associadas a este tipo de Cursos, mormente o ensino (a Licenciatura é condição necessária para acesso ao Mestrado de Ensino em Filosofia) e a investigação, mas também nas carreiras, cada vez mais numerosas na “sociedade do conhecimento”, que requerem elevadas capacidades de reflexão, de adaptação intelectual a novas situações e de aprendizagem autónoma ao longo da vida, habilitando os nossos alunos para o exercício dos seguintes tipos de atividades:
•Ensino (secundário e superior) e investigação;
•Administração pública (local, regional, central);
•Carreira política;
•Carreira diplomática;
•Carreiras da área da comunicação e da cultura;
•Livro e edição;
•Mundo empresarial.
Infraestruturas O Departamento de Comunicação e Artes, onde se insere o Curso de Filosofia da Universidade da Beira Interior, oferece aos seus alunos um extenso leque de equipamentos e outros recursos materiais: salas climatizadas e totalmente apetrechadas com material de apoio às atividades de ensino-aprendizagem, como quadros interativos, sistema de videoconferência, projetores de vídeo, entre outros. A Formação tem ainda à sua disposição os recursos do Instituto de Filosofia Prática (IFP), mormente uma sala de conferências e uma biblioteca especializada em áreas chave da filosofia. Os alunos contam ainda com uma Biblioteca central, com milhares de volumes respeitantes às diferentes áreas científicas da Universidade.
Normas e Regulamentos Regulamentação UBI

Departamento de Comunicação e Artes

Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã
275 242 024

Responsáveis

Diretor/a de Curso
Urbano Mestre Sidoncha
Sem Fotografia
Coordenador de Mobilidade
Luis Filipe da Silva Madeira
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2014-11-27
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.