Objetivos Gerais
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A licenciatura em Marketing visa proporcionar aos alunos uma adequada formação cultural, científica e tecnológica de nível superior na área científica do marketing, adequada ao desempenho de diversas atividades profissionais na área do marketing, tendo em conta o contexto competitivo dominante e a necessidade de internacionalização. Pretende formar profissionais polivalentes e capazes de actuar nas mais diversas áreas como: prospeção de mercados; estudos do mercado; gestão da carteira de produtos; administração da força de vendas; desenvolvimento de programas de promoção; definição da logística a distribuição; planeamento da comunicação integrada de marketing; desenvolvimento do comércio electrónico e da comunicação online respetivamente através das potencialidades do web-marketing e das tecnologias de informação e comunicação; e desenvolvimento de negócios internacionais.
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Competências
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Em termos gerais, a licenciatura em marketing visa dotar o estudante de capacidade para: - Criticar/argumentar e ser auto-crítico; - Gerar novas ideias (criatividade); - Procurar, processar e analisar informação de uma variedade de fontes; - Identificar e resolver problemas; - Aplicar os conhecimentos em situações práticas; - Trabalhar em equipa; - Usar as tecnologias de informação e comunicação; - Compromisso para assumir tarefas e responsabilidades; - Adaptação a novas situações; - Começar a comunicar numa língua estrangeira (inglês); - Ser proactivo e empreendedor; - Saber efetuar cálculos e aplicar corretamente as regras matemáticas. Especificamente, no final do curso o estudante deve ser capaz de: - Discutir temas genéricos no âmbito da economia e gestão, demonstrando o domínio da linguagem técnica usada nessas áreas - Efetuar cálculos básico ao nível da economia, contabilidade e estatística - Demonstrar profundo conhecimento e compreensão da linguagem técnica de gestão de marketing e das suas especificidades - Aplicar corretamente os conceitos fundamentais do comportamento do cliente nos mercados de bens de consumo e nos mercados industriais - Procurar e gerar a informação necessária de acordo com os objetivos da pesquisa de mercado - Desenhar e implementar um plano de estudo do mercado, optando pelo método de pesquisa e técnicas de amostragem adequados - Identificar as necessidades do público-alvo e saber avaliar a satisfação do mesmo - Demonstrar conhecimentos de gestão de bases de dados de informação de marketing, nomeadamente no que respeita aos formatos, formas de armazenamento e de acesso - Desenhar um plano de marketing, o que implica ter também capacidade para compreender o meio envolvente e as mutações do mercado, e à posteriori ter conhecimentos para avaliar a efetividade das ações - Delinear as bases de um plano de negócios - Aplicar técnicas de teste de produtos, de participar no processo de desenvolvimento de novos produtos, no processo de decisão da embalagem e no processo de criação de marca - Implementar campanhas de comunicação, optando entre as diversas ferramentas e meios de comunicação - Saber optar de entre os vários canais de distribuição, e políticas e procedimentos no âmbito do comércio eletrónico, retalho e merchandising - Gerir uma equipa comercial, nomeadamente a sua constituição e organização, delineando programas que valorizem a qualidade do desempenho e mecanismos de motivação e de remuneração/compensação - Aplicar algumas leis e regulamentações do âmbito do marketing - Conceber estratégias de marketing adequadas aos serviços - Conceber e implementar estratégias de marketing relacional e analisar o valor da carteira de clientes - Aplicar as ferramentas e processos adequados na gestão das atividades logísticas - Identificar boas práticas de marketing em termos de Responsabilidade Social Empresarial e princípios éticos - Saber negociar - Elaborar relatórios de marketing.
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Saídas Profissionais
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- Diretor de marketing - Consultor de marketing - Analista de mercados - Produtor publicitário - Gestor comercial - Gestor de vendas - Gestor de produto - Gestor de clientes - Media researcher - Copywriter - Gestor de loja - Gestor de marketing direto - Gestor de Web-marketing e comércio eletrónico Adicionalmente foram recolhidos três testemunhos que validam a importância do curso de marketing para a persecução da sua atividade profissional: Lília Barreiros Varejão, responsável pela Gestão de Contas, Produção e New Business na Lobby Productions: "O curso de marketing deu-me competências para conseguir analisar as necessidades dos clientes, de modo a poder apresentar-lhes propostas relevantes e adequadas para os seus negócios". Maria Leonor Sena Figueiredo Esteves, responsável pelo Departamento da Qualidade da Torfal - “O curso de marketing aumentou de uma forma generalizada as minhas competências, embora possa destacar o desenvolvimento da minha capacidade de argumentação e de planeamento de projetos”. José Miguel Cruz Azevedo, Junior Marketing Manager na Microsoft Corporation - "O curso de Marketing deu-me muitas das ferramentas necessárias para desempenhar as minhas funções numa das maiores empresas do mundo. Permitiu-me adquirir os fundamentos teóricos e as competências necessárias para superar os desafios que me são propostos diariamente".
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Infraestruturas
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O Departamento de Gestão e Economia, no qual se insere o curso de Marketing, está localizado no Pólo IV da Universidade da Beira Interior e coloca à disposição de toda a comunidade académica as seguintes estruturas e equipamentos: - Biblioteca das Ciências Sociais e Humanas, com livros e revistas científicas especializadas nas áreas da Marketing e também em áreas complementares tais como: Economia, Gestão, Sociologia, Psicologia, e outras. - Bases de dados bibliográficas on-line: Biblioteca do Conhecimento on-line (B-On); Base de dados PROQUEST. - NECE (Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais) que constitui um centro de investigação onde é possível desenvolver investigações na área de marketing. - Ponto de acesso ao INE (Instituto Nacional de Estatística) e Centro de Documentação Europeia na Biblioteca Central. - Salas de Informática com software específico (SPSS, EViews, Amos, Microfit, ATLAS.TI, SmartPLS, CATI) e hardware atualizado. - Rede Wireless acessível em todo o campus. - Bar/refeitório. - Sala de autoaprendizagem - Equipamento de investigação avançada (eye tracking) - Centro Multimédia
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