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Marketing

1º Ciclo     Departamento de Gestão e Economia

Informações Acesso Sobre Contactos Responsáveis Comissões
Ano:
Plano Nome
Plano de Estudos   Marketing

Informação

Rótulo Texto
Código DGES
9205  
Área CNAEF 342 | Portaria n.º 256/2005
Publicação em Diário da República Despacho n.º 9164/2020 | DR 2.ª série, n.º 188, 25 de setembro
Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES, 05-09-2019
Relatório de Autoavaliação
Registo inicial: R/A-Ef 3395/2011 de 18-03-2011
Registos de alteração: R/A-Ef 3395/2011/AL01 de 15-07-2020
Regime de Funcionamento Diurno
ECTS 180
Outras Informações Informação estatística
Valor de Propina: Nacionais 697€ / Internacionais 5000€ (Formas e Prazos de Pagamento)
Regulamento da Unidade Curricular Estágio em Marketing
Calendário UC Estágio 2023-24
Rótulo Texto

Concurso Nacional de Acesso  

Rótulo Texto
Provas de Ingresso

Um dos seguintes conjuntos:
04 Economia
ou
16 Matemática
ou
17 Mat. Apl. Ciências Sociais
18 Português

Vagas 39 (2024)
Nota Mínima (0-200) Provas de ingresso: 95
Nota de Candidatura: 100
Nota do Último Colocado 136.4 (1.ª fase 2023)
Cálculo da Nota de Acesso Média do ensino secundário: 65%
Provas de ingresso: 35%

Sobre

Rótulo Texto
Objetivos Gerais A licenciatura em Marketing visa proporcionar aos alunos uma adequada formação cultural, científica e tecnológica de nível superior na área científica do marketing, adequada ao desempenho de diversas atividades profissionais na área do marketing, tendo em conta o contexto competitivo dominante e a necessidade de internacionalização.
Pretende formar profissionais polivalentes e capazes de actuar nas mais diversas áreas como: prospeção de mercados; estudos do mercado; gestão da carteira de produtos; administração da força de vendas; desenvolvimento de programas de promoção; definição da logística a distribuição; planeamento da comunicação integrada de marketing; desenvolvimento do comércio electrónico e da comunicação online respetivamente através das potencialidades do web-marketing e das tecnologias de informação e comunicação; e desenvolvimento de negócios internacionais.
Competências Em termos gerais, a licenciatura em marketing visa dotar o estudante de capacidade para:
- Criticar/argumentar e ser auto-crítico;
- Gerar novas ideias (criatividade);
- Procurar, processar e analisar informação de uma variedade de fontes;
- Identificar e resolver problemas;
- Aplicar os conhecimentos em situações práticas;
- Trabalhar em equipa;
- Usar as tecnologias de informação e comunicação;
- Compromisso para assumir tarefas e responsabilidades;
- Adaptação a novas situações;
- Começar a comunicar numa língua estrangeira (inglês);
- Ser proactivo e empreendedor;
- Saber efetuar cálculos e aplicar corretamente as regras matemáticas.
Especificamente, no final do curso o estudante deve ser capaz de:
- Discutir temas genéricos no âmbito da economia e gestão, demonstrando o domínio da linguagem técnica usada nessas áreas
- Efetuar cálculos básico ao nível da economia, contabilidade e estatística
- Demonstrar profundo conhecimento e compreensão da linguagem técnica de gestão de marketing e das suas especificidades
- Aplicar corretamente os conceitos fundamentais do comportamento do cliente nos mercados de bens de consumo e nos mercados industriais
- Procurar e gerar a informação necessária de acordo com os objetivos da pesquisa de mercado
- Desenhar e implementar um plano de estudo do mercado, optando pelo método de pesquisa e técnicas de amostragem adequados
- Identificar as necessidades do público-alvo e saber avaliar a satisfação do mesmo
- Demonstrar conhecimentos de gestão de bases de dados de informação de marketing, nomeadamente no que respeita aos formatos, formas de armazenamento e de acesso
- Desenhar um plano de marketing, o que implica ter também capacidade para compreender o meio envolvente e as mutações do mercado, e à posteriori ter conhecimentos para avaliar a efetividade das ações
- Delinear as bases de um plano de negócios
- Aplicar técnicas de teste de produtos, de participar no processo de desenvolvimento de novos produtos, no processo de decisão da embalagem e no processo de criação de marca
- Implementar campanhas de comunicação, optando entre as diversas ferramentas e meios de comunicação
- Saber optar de entre os vários canais de distribuição, e políticas e procedimentos no âmbito do comércio eletrónico, retalho e merchandising
- Gerir uma equipa comercial, nomeadamente a sua constituição e organização, delineando programas que valorizem a qualidade do desempenho e mecanismos de motivação e de remuneração/compensação
- Aplicar algumas leis e regulamentações do âmbito do marketing
- Conceber estratégias de marketing adequadas aos serviços
- Conceber e implementar estratégias de marketing relacional e analisar o valor da carteira de clientes
- Aplicar as ferramentas e processos adequados na gestão das atividades logísticas
- Identificar boas práticas de marketing em termos de Responsabilidade Social Empresarial e princípios éticos
- Saber negociar
- Elaborar relatórios de marketing.
Saídas Profissionais - Diretor de marketing
- Consultor de marketing
- Analista de mercados
- Produtor publicitário
- Gestor comercial
- Gestor de vendas
- Gestor de produto
- Gestor de clientes
- Media researcher
- Copywriter
- Gestor de loja
- Gestor de marketing direto
- Gestor de Web-marketing e comércio eletrónico
Adicionalmente foram recolhidos três testemunhos que validam a importância do curso de marketing para a persecução da sua atividade profissional:
Lília Barreiros Varejão, responsável pela Gestão de Contas, Produção e New Business na Lobby Productions: "O curso de marketing deu-me competências para conseguir analisar as necessidades dos clientes, de modo a poder apresentar-lhes propostas relevantes e adequadas para os seus negócios".
Maria Leonor Sena Figueiredo Esteves, responsável pelo Departamento da Qualidade da Torfal - “O curso de marketing aumentou de uma forma generalizada as minhas competências, embora possa destacar o desenvolvimento da minha capacidade de argumentação e de planeamento de projetos”.
José Miguel Cruz Azevedo, Junior Marketing Manager na Microsoft Corporation - "O curso de Marketing deu-me muitas das ferramentas necessárias para desempenhar as minhas funções numa das maiores empresas do mundo. Permitiu-me adquirir os fundamentos teóricos e as competências necessárias para superar os desafios que me são propostos diariamente".
Infraestruturas O Departamento de Gestão e Economia, no qual se insere o curso de Marketing, está localizado no Pólo IV da Universidade da Beira Interior e coloca à disposição de toda a comunidade académica as seguintes estruturas e equipamentos:
- Biblioteca das Ciências Sociais e Humanas, com livros e revistas científicas especializadas nas áreas da Marketing e também em áreas complementares tais como: Economia, Gestão, Sociologia, Psicologia, e outras.
- Bases de dados bibliográficas on-line: Biblioteca do Conhecimento on-line (B-On); Base de dados PROQUEST.
- NECE (Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais) que constitui um centro de investigação onde é possível desenvolver investigações na área de marketing.
- Ponto de acesso ao INE (Instituto Nacional de Estatística) e Centro de Documentação Europeia na Biblioteca Central.
- Salas de Informática com software específico (SPSS, EViews, Amos, Microfit, ATLAS.TI, SmartPLS, CATI) e hardware atualizado.
- Rede Wireless acessível em todo o campus.
- Bar/refeitório.
- Sala de autoaprendizagem
- Equipamento de investigação avançada (eye tracking)
- Centro Multimédia
Normas e Regulamentos Regulamentação UBI

Acordos Erasmus+

  • University of Namur • Bélgica • Duração: A
  • University of National and World Economy • Bulgária • Duração: A
  • Universitat de Barcelona • Espanha • Duração: S
  • Universidad del Pais Vasco • Espanha • Duração: S
  • Universitat Jaume I • Espanha • Duração: A
  • Universidad de Leon • Espanha • Duração: A
  • Universidad Rey Juan Carlos • Espanha • Duração: A
  • Universidad de Sevilla • Espanha • Duração: S
  • Universidad de Valladolid • Espanha • Duração: A
  • Universidad de Zaragoza • Espanha • Duração: S
  • Universitá degli Studi di Brescia • Itália • Duração: S
  • SSML CIELS • Itália • Duração: S
  • Sapienza Università di Roma • Itália • Duração: S
  • Universitá Degli Studi di Urbino Carlo Bc • Itália • Duração: A
  • South-East European University • Macedónia (antiga República Jugoslava da) • Duração: S
  • Czestochowa University of Techonology • Polónia • Duração: S
  • Stefan Cel Mare University of Suceava • Roménia • Duração: S
  • Transilvania University of Brasov • Roménia • Duração: S
  • University of Economics in Bratislava • Eslováquia • Duração: A
  • Firat University • Turquia • Duração: S
  • Erzincan University • Turquia • Duração: S
  • Dumlupinar University • Turquia • Duração: A
  • Haute École Bruxelles-Brabant HE2B • Bélgica • Duração: A • Ver acordão
  • Athens University of Economics and Business • Grécia • Duração: S • Ver acordão
  • Universitá degli Studi dell Insubria • Itália • Duração: A • Ver acordão
  • Friedrich-Schiller-University of Jena • Alemanha • Duração: A • Ver acordão

Departamento de Gestão e Economia

Estrada do Sineiro, s/n
6200-209 Covilhã
275 329 164
4026

Responsáveis

Foto Nome
Imagem d@ Carla Alexandra Barbosa Pereira  [Ficheiro Local]
Diretor/a de Curso
Carla Alexandra Barbosa Pereira
Foto Nome
 [Ficheiro Local]
Coordenador de Mobilidade
Cristina Maria Santos Estevão

Comissões

Comissão Científica
Carla Alexandra Barbosa Pereira
Paulo Alexandre de Oliveira Duarte
Arminda Maria Finisterra do Paço
Ricardo José de Ascenção Gouveia Rodrigues
Cristina Maria Santos Estevão
Rui Jorge Mendes Robalo
Cláudia Sofia Antunes Martins

Comissão de Coordenação Pedagógica
Carla Alexandra Barbosa Pereira
Coordenadores Ano
Paulo Alexandre de Oliveira Duarte (1º)
Cláudia Sofia Antunes Martins (2º)
Cristina Maria Santos Estêvão (3º)
Delegados Ano
Pedro Henrique de Almeida Souza Lobiano (1º)
Miguel Lopes Horta (2º)
Fatumata Djaló Zaidam Lamba (3º)

Comissão de Creditação
Carla Alexandra Barbosa Pereira
Cristina Maria Santos Estevão
Paulo Alexandre de Oliveira Duarte
Arminda Maria Finisterra do Paço
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2014-08-07
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