Objetivos Gerais
|
- Desenvolvimento da capacidade de concepção criativa de mensagens em palavras ou imagens - Preparação teórica e prática, a nível universitário, para as diversas profissões da área de Comunicação que exigem elevadas capacidades de reflexão e concepção e o exercício dos seguintes tipos de actividades: - Jornalismo (imprensa escrita e meios audiovisuais) - Realização e produção na área do multimédia - Actividades de Comunicação Empresarial (comunicação interna, publicidade e relações públicas) - Assessoria na área da comunicação institucional (Gabinetes de Relações Públicas de Instituições Nacionais e Autarquias) |
Competências
|
Competências a adquirir pelos alunos
Conhecimento e compreensão: Interpretar factos à luz dos principais movimentos históricos, culturais e epistemológicos contemporâneos. Analisar os meios de comunicação e os seus impactos sociais. Conhecer as características e finalidades específicas das profissões da área da comunicação.
Aplicação do conhecimento e compreensão: Formular e transmitir enunciados adequados ao trabalho em Jornalismo e/ou em Publicidade e Relações Públicas. Dominar as tecnologias usadas na produção jornalística e/ou na produção publicitária e de relações públicas.
Fazer julgamentos: Ter capacidade crítica e auto-reflexiva no âmbito do Jornalismo e/ou Publicidade e Relações Públicas. Questionar, argumentar e debater em temas de interesse geral.
Comunicação: Comunicar com públicos através de meios e tecnologias segundo os parâmetros profissionais. Fazer sínteses clarificadoras e rigorosas.
Competências de aprendizagem: Ser autónomo no desempenho de tarefas profissionais no âmbito do Jornalismo e/ou Publicidade e Relações Públicas. Ter capacidade criativa no domínio das actividades profissionais.
|
Saídas Profissionais
|
- Jornalismo (imprensa escrita, rádio e meios audiovisuais) - Realização e produção na área do multimédia: Realização e produção na área do audiovisual e webdesign e webjornalismo - Actividades de comunicação empresarial (comunicação interna, publicidade e relações públicas) - Assessoria na área da comunicação institucional (gabinetes de relações públicas de instituições nacionais e autarquias) |
Infraestruturas
|
O curso dispõe dos mais modernos meios laboratoriais para preparar os alunos para o trabalho com os novos meios de comunicação audiovisual e em redes (Internet): Estúdio de TV, Circuito interno de TV, Laboratórios de produção e pós-produção de audio-visuais, Atelier de multimédia com ligações permanentes à Internet. Os alunos têm ainda ao seu dispor um Centro de Informática (com acesso à Internet - telnet, correio electrónico e www), e as bibliotecas da UBI. |