Objetivos Gerais
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O curso de 2º ciclo em Design Multimédia da Universidade da Beira Interior oferece uma formação baseada na compreensão e no domínio, conceptual e técnico, das tecnologias mais recentes e avançadas da era digital, sem descurar a sua relação com o contexto mais alargado do Design tradicional.
Nesse sentido, propõe-se capacitar os estudantes para o desenvolvimento tanto de actividades profissionais especializadas nas distintas áreas abrangidas pelo Design, como de projectos de investigação e criação artística.
Configurando-se num espaço criativo interdisciplinar que pretende potenciar e dinamizar o intercâmbio de ideias e a reflexão sobre a convergência entre a arte, a ciência, e a tecnologia, é seu objectivo incentivar o desenvolvimento das novas linguagens da comunicação multimédia e a humanização dos novos meios, apostando e investindo na investigação criativa de novas formas narrativas através do Design e das suas distintas interfaces. |
Competências
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Em termos gerais, no final do curso o estudante deve: a) Conceber e gerir projectos; b) Gerar ideias novas, de âmbito simultaneamente criativo e funcional; c) Identificar, colocar e solucionar problemas; d) Aplicar conhecimento a situações específicas; e) Ter desenvolvido um pensamento abstracto e analítico; f) Trabalhar individualmente e em grupo, avaliando e prezando pela qualidade do trabalho produzido; g) Tomar iniciativa, demonstrando espírito empreendedor e curiosidade intelectual; h) Comunicar eficazmente com distintos interlocutores; i) Comprometer-se com tarefas e responsabilidades assumidas; j) Adaptar-se a novas situações, ajustando-se a imprevistos e lidando com a pressão; k) Desenvolver uma consciência ética, cívica e de responsabilidade social enquanto profissional.
A um nível mais específico, é nosso objectivo que no final do curso o estudante possa: a) Demonstrar conhecimentos consolidados sobre as distintas vertentes trabalhadas pelo Design Multimédia; b) Captar, manipular e editar digitalmente gráficos, estáticos ou animados; c) Manipular imagem e som; d) Conceber e aplicar distintos modelos de interactividade entre o utilizador e a obra; e) Planificar e gerir projectos em função de conceitos previamente definidos; f) Interpretar, escolher e explorar linguagens e ferramentas multimédia; g) Realizar, testar e publicar protótipos; h) Escolher o método de investigação adequado a situações específicas; i) Conjugar diferentes materiais e tecnologias; j) Trabalhar individualmente e em grupo na resolução de desafios concretos, demonstrando compreensão pelos parâmetros definidos para os mesmos; k) Conciliar uma atitude metodológica no acto de projectar com uma poética de Design; l) Pesquisar, processar e analisar informação a partir de múltiplas fontes; m) Aplicar correctamente distintas ferramentas e metodologias, articulando-as com as necessidades de projectos longos e complexos; n) Ser capaz de, autonomamente, prosseguir iniciativas de pesquisa, investigação e reflexão sobre matérias, valores e procedimentos da atividade de designer; o) Redigir uma dissertação ou um relatório de índole científica em função de um projecto ou de um estágio realizados no âmbito do curso; p) Ser capaz de avaliar as condições, implicações e consequências éticas, políticas, sociais e económicas do Design; q) Demonstrar uma mentalidade empreendedora através de iniciativas empresariais pessoais ou da colaboração e integração em estruturas existentes; r) Ter desenvolvido um sentido crítico, uma ética profissional e um sentido de responsabilidade social. |
Saídas Profissionais
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A formação proporcionada por este curso de 2º ciclo permite que, no final do mesmo, os alunos desempenhem as mais variadas funções em distintas vertentes do Design Multimédia, do Design enquanto profissão liberal à assessoria em comunicação visual e multimédia, passando pela realização de projectos interactivos e imersivos, pelo Web-design, pelo design gráfico, pela tipografia, pela infografia, pela ilustração, pela modelação 3D, pela animação, pela produção e edição de vídeo e televisão, pela Publicidade e pela criação/gestão/prestação de novos serviços on-line. Esta formação permite, igualmente, o desenvolvimento de actividades de natureza mais reflexiva, como a investigação científica e o ensaísmo, habilitando ainda o estudante para a prática do ensino teórico e prático na área do Design. |
Infraestruturas
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Laboratório de Instalações Interactivas (LIMI);
Ateliers de Audiovisuais e Multimédia;
Laboratório de Design Gráfico (LDG);
Laboratórios de Fotografia;
Cibercentro;
Televisão (Régie e Estúdio);
Rádio (Estúdio e redacção);
Imprensa e Web;
Possibilidade de integração em projectos de investigação a decorrer no LabCom (Unidade de I&D com classificação de Muito Bom atribuída pela FCT).
Biblioteca e Hemeroteca centrais;
Serviços Gráficos;
Centro de Informática. |