Objetivos Gerais
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Os objectivos deste 2º ciclo de estudos, são de acordo com o preconizado pelo Tratado de Bolonha: - Desenvolver a investigação na área de Marketing - Proporcionar uma formação especializada para determinados sectores do mercado de trabalho, especialmente nas do Marketing Público, Business-to-business, Internacional e Turismo, permitindo aos alunos incrementar, de forma relevante, o seu desempenho profissional - Dotar os alunos com técnicas e métodos de análise mais avançadas - Estimular a reflexão e o espírito crítico estratégico dos alunos - Fornecer capacidades para aplicar conceitos à análise de situações estruturais e conjunturais - Promover o debate de ideias e a partilha de conhecimentos. |
Competências
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As adquiridas no 1º ciclo, e ainda, - Possuir conhecimentos aprofundados sobre áreas específicas do marketing - Capacidade para desenvolver investigação aplicada em domínios particulares do marketing - Capacidade para criar e desenvolver projectos em áreas específicas de marketing - Capacidade para aplicar soluções criativas a novas situações - Capacidade para analisar situações - Capacidade para avaliar riscos - Capacidade para sintetizar diversos pontos de vista - Capacidade para averiguar causas e motivos - Capacidade para propor planos de acção - Capacidade de esforço e perseverança - Capacidade para aprender - Capacidade para manipular, interpretar e integrar diversas fontes de informação - Capacidade de trabalhar autonomamente ou em grupo - Capacidade de integrar conhecimentos - Capacidade para desenvolver trabalho auto-orientado - Capacidade de comunicar os seus conhecimentos a diversos públicos |
Saídas Profissionais
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- Diretor de marketing - Consultor de marketing - Analista de mercados - Produtor publicitário - Gestor comercial - Gestor de vendas - Gestor de produto - Gestor de clientes - Media researcher - Copywriter - Gestor de loja - Gestor de marketing direto - Gestor de Web-marketing e comércio eletrónico Adicionalmente foram recolhidos três testemunhos que validam a importância do curso de marketing para a persecução da sua atividade profissional: Lília Barreiros Varejão, responsável pela Gestão de Contas, Produção e New Business na Lobby Productions: "O curso de marketing deu-me competências para conseguir analisar as necessidades dos clientes, de modo a poder apresentar-lhes propostas relevantes e adequadas para os seus negócios". Maria Leonor Sena Figueiredo Esteves, responsável pelo Departamento da Qualidade da Torfal - “O curso de marketing aumentou de uma forma generalizada as minhas competências, embora possa destacar o desenvolvimento da minha capacidade de argumentação e de planeamento de projetos”. José Miguel Cruz Azevedo, Junior Marketing Manager na Microsoft Corporation - "O curso de Marketing deu-me muitas das ferramentas necessárias para desempenhar as minhas funções numa das maiores empresas do mundo. Permitiu-me adquirir os fundamentos teóricos e as competências necessárias para superar os desafios que me são propostos diariamente". |
Infraestruturas
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O Departamento de Gestão e Economia coloca à disposição de toda a comunidade académica as seguintes estruturas e equipamentos: - Biblioteca das Ciências Sociais e Humanas, com livros e revistas científicas especializadas nas áreas da Marketing e também em áreas complementares tais como: Economia, Gestão, Sociologia, Psicologia, e outras - Bases de dados bibliográficas on-line: Biblioteca do Conhecimento on-line (B-On); Base de dados PROQUEST - NECE (Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais) que constitui um centro de investigação onde é possível desenvolver investigações na área de marketing - Ponto de acesso ao INE (Instituto Nacional de Estatística) e Centro de Documentação Europeia na Biblioteca Central - Salas de Informática com software específico (SPSS, EViews, Amos, Microfit, ATLAS.TI, SmartPLS, CATI) - Rede Wireless acessível em todo o campus. - Bar/refeitório - Sala de autoaprendizagem - Equipamento de investigação avançada (eye tracking) - Centro Multimédia |