Objetivos Gerais
|
O objetivo geral do ciclo de estudos é assegurar uma formação especializada em Engenharia Civil, de carácter internacional, necessária ao exercício da profissão com capacidade para assumir elevadas responsabilidades na conceção de soluções de engenharia, servindo o interesse da sociedade em geral e o seu desenvolvimento sustentável. Pretende-se que os futuros Mestres exerçam a profissão de Engenheiro Civil tal como é definida pela Ordem dos Engenheiros, aplicando conhecimentos teóricos, práticos e experimentais, enquadrados por constrangimentos de natureza económica, ambiental, social e ética. |
Competências
|
- Aprofundar os conhecimentos nas áreas científicas nucleares da Engenharia Civil, relacionando-as de um modo consistente com as ciências básicas relacionadas, procurando estabelecer bases sólidas para a compreensão das matérias científicas nucleares avançadas e de especialização de Engenharia Civil; - Desenvolver a aprendizagem de métodos para resolução de problemas complexos e diversificados, no sentido de preparar os futuros mestres para abordarem com facilidade as situações reais da profissão, que, na maioria dos casos, necessitam de soluções específicas originais e não rotineiras; - Desenvolver competências de comunicação escrita e oral, de modo a permitir uma exposição clara e sem ambiguidades de conhecimentos e raciocínios quer a especialistas quer a não especialistas; - Desenvolver competências de análise crítica de resultados e soluções técnicas que permitam avaliar a aplicação de metodologias e a substituição destas por outras; - Desenvolver competências que permitam uma actuação objectiva , afim de separar a informação relevante dos aspectos menos relevantes para a resolução de um determinado problema; - Desenvolver competências de pesquisa e estudo, de análise e de interpretação crítica de informação que permitam mais tarde continuar a aprendizagem ao longo da vida, de modo autónomo; - Desenvolver uma consciência de qual o papel do engenheiro civil na sociedade, por forma a garantir uma postura profissional de acordo com os padrões sociais, éticos e morais adequados à actividade do engenheiro civil; - Desenvolver o gosto pelo conhecimento científico, capacidade empreendedora e inovação, em detrimento da aplicação de metodologias rotineiras; - Desenvolver competências tecnológicas e científicas que permitam a integração na actividade liberal e empresarial, nos quadros de empresas do ramo de estudos, projectos, consultoria e construção, nos quadros de departamentos técnicos de autarquias e da Administração Central, nos Escolas de Ensino Superior e nos Institutos e Laboratórios de pesquisa e serviços especiais. |
Saídas Profissionais
|
A profissão do engenheiro civil é multidisciplinar, pelo que exige conhecimentos profundos e actualizados em diversos domínios. Ao longo da sua vida profissional o engenheiro civil pode intervir em diferentes domínios nomeadamente, das estruturas de edifícios, de pontes, de barragens e de estruturas especiais, de fundações e de modelação do terreno, dos materiais de construção, do seu desempenho, durabilidade, reciclagem e valorização, das tecnologias e gestão da construção, do conforto ambiental e reabilitação de edifícios, da direcção e fiscalização de obras, do abastecimento e da drenagem de águas, do saneamento e tratamento de resíduos sólidos, das vias de comunicação, dos recursos hídricos, do planeamento regional e urbano, entre outros. |
Infraestruturas
|
Lab. Construção: Tecnologia e ensaios mecânicos;Ensaios experimentais em modelos experimentais;Durabilidade, ensaios físicos e químicos;Física das construções/qualidade e patologia da edificação;Ensino/aprendizagem;OCRE–Observatório da Construção e Reabilitação de Edifícios. Lab. Geotecnia:Geologia e mineralogia;Mecânica dos solos;Prospecção geotécnica;Mecânica das rochas e Geotecnia ambiental. Lab. Hidráulica e Ambiente: Hidráulica fluvial e das estruturas;Saneamento ambiental. Laboratórios de Mecânica e Estruturas: Análise de estruturas;Resistência dos materiais;Técnicas experimentais em estruturas e Projecto. Lab. Planeamento e Urbanismo: Análise e modelação e Informática. Lab. Desenho e Topografia: Topografia e desenho assistido por computador. Salas e Laboratórios gerais: Sistemas de Informação Geográfica; Salas de Desenho e Salas de apoio aos alunos. Meios de âmbito geral: Biblioteca Central,Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem e Centro de Óptica. |