Objetivos Gerais
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O 2.º Ciclo em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário destina-se a conferir a habilitação profissional para a docência de Filosofia no Ensino Secundário.
Este ciclo de estudos visa a aquisição/consolidação/incorporação de competências científicas, pedagógicas e deontológicas necessárias ao exercício da função docente no Ensino da Filosofia, perspetivando uma formação adequada, capaz de responder aos diversos desafios da realidade escolar. |
Competências
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- Dotar o estudante dos instrumentos científicos, metodológicos e didáticos que lhe permitam promover um ensino de qualidade, ajustado, capaz de produzir aprendizagens significativas. - Incorporar a componente científico-pedagógica na prática profissional. - Estimular o desenvolvimento de um profissional com perfil adequado que, tendo em conta as orientações da Política Educativa Nacional e os contributos da Investigação Educacional, seja capaz de se adaptar às especificidades dos contextos sociais, culturais e escolares em que atua, no respeito pelas exigências deontológicas inerentes à docência. - Fomentar a compreensão da docência como uma atividade global e integrada, refletindo sobre a participação na escola e a relação com a comunidade. - Destacar a importância do desenvolvimento profissional ao longo da vida, alicerçando um projeto de formação capaz de permanente atualização.
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Saídas Profissionais
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Docência de Filosofia no Ensino Secundário. |
Infraestruturas
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1. Salas de aula e anfiteatros equipados com meios audiovisuais, sala de materiais didáticos, espaços reservados para: ensino tutorial, estudo individual e trabalhos de grupo. 2. Laboratórios de informática modernamente equipados. 3. Biblioteca Central. 4. Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem. 5. Serviços disponibilizados pelo CIUBI: contas de acesso, correio eletrónico, área pessoal, alojamento de páginas web, rede wireless, plataforma de e-learning, impressão, acesso VPN, soluções de software, administração de domínios, entre outros. 6. LabCom.IFP. 7. Escolas Secundárias com protocolo de realização de estágios pedagógicos com a UBI. |