Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. CEJ - Centro de Estudos Judaicos

CEJ - Centro de Estudos Judaicos

http://www.estudosjudaicos.ubi.pt/  

A História do Judaísmo em Portugal está profundamente ligada à História do Judaísmo em Espanha. O vaivém dos judeus peninsulares, entre os diferentes territórios, garantia a sobrevivência quando a intolerância grassava com maior intensidade num ou noutro espaço.

A proximidade da Raia favorecia a construção de redes de afectos e de apoio a actividades profissionais. Nas zonas fronteiriças constituíram-se importantes núcleos judaicos que ainda hoje permanecem. É o caso da comunidade judaica de Belmonte que após alguns séculos votada ao secretismo ultrapassa as barreiras do isolamento e dá a conhecer as suas crenças e os seus modos de vida.

Neste âmbito, o Centro de Estudos Judaicos da Universidade da Beira Interior propõe-se continuar a investigar, de forma sistemática e permanente, o passado judaico e a herança que uniu sucessivas gerações, pesquisar o intercâmbio raiano, conhecer símbolos, cerimónias, mitos, costumes e tradições, bem como apresentar as figuras proeminentes que contribuíram para o desenvolvimento político, social, económico e cultural do país.

Nesta página, os leitores vão ter a oportunidade de conhecer na íntegra as obras de António Nunes Ribeiro Sanches, ilustre médico, escritor, iluminista e cristão-novo, nascido em 1669 na pequena vila de Penamacor, situada na região da Beira Baixa.

Denunciado à Inquisição pela prática do judaísmo, Ribeiro Sanches foi obrigado a sair do seu país tendo passado por Itália, Inglaterra, Holanda, Rússia e França onde acabaria por morrer aos 83 anos, muito longe dos penhascos agrestes da sua terra natal.

Coordenador: António Carreto Fidalgo

UNIDADE NÃO INTEGRADA

Data da última atualização: 23/02/2015
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.