DESTINATÁRIOS
- A Academia Junior STEAM (AJSTEAM) é destinada a estudantes do ensino secundário (12º ano).
ATIVIDADES
- O programa de atividades é definido anualmente pela comissão organizadora em colaboração com as faculdades das áreas STEAM;
- As atividades da AJSTEAM estão organizadas em Projetos e Palestras:
- Os Projetos consistem em atividades educativas e de investigação relacionadas com as áreas STEAM, as quais deverão ser selecionadas de acordo com o interesse dos estudantes e implicam uma inscrição. Durante os meses de realização do projeto, decorrem uma vez por semana nas Faculdades das respetivas áreas científicas.
- As Palestras são dirigidas as todos os estudantes no projeto, sem que haja necessidade de inscrição, e têm como principal objetivo promover a interação entre os mesmos, num ambiente lúdico de aprendizagem e partilha do conhecimento. Estas sessões realizam-se uma vez por mês.
- De acordo com o número desejável de participantes por projetos, a Universidade da Beira Interior (UBI) define um número global de vagas.
- De acordo com a calendarização definida, as atividades decorem uma vez por semana, geralmente à sexta-feira, no horário das 14h30 às 17h30.
INSCRIÇÕES
- Numa primeira fase os Agrupamentos de Escolas/ Escolas Não Agrupadas deverão formalizar a sua participação no projeto, com o preenchimento de um formulário de inscrição disponibilizado pela UBI no início de cada ano letivo;
- As escolas, aquando da sua inscrição, deverão indicar no formulário um ou dois professores responsáveis pela participação na AJSTEAM que coordenarão e acompanharão a participação dos seus alunos. Pretende-se que este seja o contacto direto com a UBI, que possa facilitar a identificação de possíveis problemas no decorrer das atividades da AJSTEAM, contribuir para a sua resolução e promover melhorias do programa;
- Numa segunda fase, os Agrupamentos de Escolas/ Escolas Não Agrupadas selecionam autonomamente os alunos que poderão participar, tendo em conta os seus interesses. Seguidamente, deverão submeter igualmente a inscrição dos participantes através de um formulário de inscrição a disponibilizar pela UBI no início do ano letivo.
DESISTÊNCIAS E FALTAS
- No caso de ocorrer desistência, apenas se consideram as formalizadas por email, indicando os respetivos motivos.
- Mediante o registo da assiduidade efetuado pelos dinamizadores dos projetos, na ocorrência de 25% de faltas fica anulada a inscrição do participante.
- A vaga pode ser preenchida por outro estudante que a escola considere ser relevante a sua participação no projeto.
PROTEÇÃO DE DADOS E CAPTAÇÃO DE IMAGEM
- No âmbito desta iniciativa, a UBI recolhe dados explicitamente necessários à inscrição e gestão dos participantes nas atividades. Poderá também proceder à captação de imagens e som para fins estritos de divulgação das atividades institucionais promovidas, em particular para disseminação das atividades realizadas na AJSTEAM.
- A recolha e processamento desses dados é salvaguardado no ato da inscrição.
- A Universidade da Beira Interior, enquanto responsável pelos tratamentos de dados pessoais, norteia a sua atuação no cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados e da Lei 58/2019, que assegura a sua execução, na ordem jurídica nacional, no respeito pelos princípios do tratamento de dados pessoais, valendo-se para tal de medidas técnicas e organizativas adequadas capazes de assegurar a privacidade e segurança dos dados pessoais que trata. Nos termos da legislação aplicável, para o exercício dos direitos, o titular dos dados pessoais deve contactar a equipa da AJSTEAM por escrito (nomeadamente através do e-mail ajsteam@ubi.pt).
CERTIFICAÇÃO
- Na sessão de encerramento será distribuído a cada participante um certificado assinado pelo Coordenador da AJSTEAM.