Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Academia Júnior STEAM
  3. Normas

Normas

Ficheiro com o nome: cabecalho_ajsteam

DESTINATÁRIOS

  1. A Academia Junior STEAM (AJSTEAM) é destinada a estudantes do ensino secundário (10º, 11º e 12º). 

 

ATIVIDADES 

  1. O programa de atividades é definido anualmente pela comissão organizadora em colaboração com as faculdades das áreas STEAM;
  2. As atividades da AJSTEAM estão organizadas em Projetos e Palestras: 
    1. Os Projetos consistem em atividades educativas e de investigação relacionadas com as áreas STEAM, com número de vagas mínimo e máximo, que deverão ser selecionadas de acordo com o interesse dos estudantes e implicam uma inscrição. Durante os meses de realização do projeto, decorrem uma vez por semana nas Faculdades das respetivas áreas científicas.
    2. As Palestras são dirigidas as todos os estudantes no projeto, sem que haja necessidade de inscrição, e têm como principal objetivo promover a interação entre os mesmos, num ambiente lúdico de aprendizagem e partilha do conhecimento. Estas sessões realizam-se uma vez por mês.  
  3. De acordo com o número desejável de participantes por projetos, a Universidade da Beira Interior (UBI) define um número global de vagas. 
  4. De acordo com a calendarização definida, as atividades decorem uma vez por semana, geralmente à sexta-feira, no horário das 14h30 às 17h30. 

 

INSCRIÇÕES 

  1. Numa primeira fase os Agrupamentos de Escolas/ Escolas Não Agrupadas deverão formalizar a sua participação no projeto, com o preenchimento de um formulário de inscrição disponibilizado pela UBI no início de cada ano letivo; 
  2. As escolas, aquando da sua inscrição, deverão indicar no formulário um ou dois professores responsáveis pela participação na AJSTEAM que coordenarão e acompanharão a participação dos seus alunos. Pretende-se que este seja o contacto direto com a UBI, que possa facilitar a identificação de possíveis problemas no decorrer das atividades da AJSTEAM, contribuir para a sua resolução e promover melhorias do programa; 
  3. Numa segunda fase, os Agrupamentos de Escolas/ Escolas Não Agrupadas selecionam autonomamente os alunos que poderão participar, tendo em conta os seus interesses e as vagas estabelecidas por projeto. Seguidamente, deverão submeter igualmente a inscrição dos participantes através de um formulário de inscrição a disponibilizar pela UBI no início do ano letivo. 

 

DESISTÊNCIAS E FALTAS 

  1. No caso de ocorrer desistência, apenas se consideram as formalizadas por email, indicando os respetivos motivos. 
  2. Mediante o registo da assiduidade efetuado pelos dinamizadores dos projetos, na ocorrência de 25% de faltas fica anulada a inscrição do participante. 
  3. A vaga pode ser preenchida por outro estudante que a escola considere ser relevante a sua participação no projeto. 

 

PROTEÇÃO DE DADOS E CAPTAÇÃO DE IMAGEM 

  1. No âmbito desta iniciativa, a UBI recolhe dados explicitamente necessários à inscrição e gestão dos participantes nas atividades. Poderá também proceder à captação de imagens e som para fins estritos de divulgação das atividades institucionais promovidas, em particular para disseminação das atividades realizadas na AJSTEAM.  
  2. A recolha e processamento desses dados é salvaguardado no ato da inscrição. 
  3. A Universidade da Beira Interior, enquanto responsável pelos tratamentos de dados pessoais, norteia a sua atuação no cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados e da Lei 58/2019, que assegura a sua execução, na ordem jurídica nacional, no respeito pelos princípios do tratamento de dados pessoais, valendo-se para tal de medidas técnicas e organizativas adequadas capazes de assegurar a privacidade e segurança dos dados pessoais que trata. Nos termos da legislação aplicável, para o exercício dos direitos, o titular dos dados pessoais deve contactar a equipa da AJSTEAM por escrito (nomeadamente através do e-mail ajsteam@ubi.pt). 

 

CERTIFICAÇÃO 

  1. Na sessão de encerramento será distribuído a cada participante um certificado assinado pelo Coordenador da AJSTEAM. 
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.