Integração pelas Artes
O ser humano enquanto ser social necessita das relações sociais e afetivas para o seu bem-estar físico e emocional. A valorização de diversas formas de arte como veículo para a integração e inclusão num contexto social, constitui-se assim como um importante contributo para que os indivíduos desenvolvam potencialidades, adquiram e experienciem aprendizagens diversificadas e se ajustem a novos contextos.
Neste sentido, a inovação do projeto que apresentamos identifica-se no tipo de atividades a realizar, na relação interdisciplinar entre as mesmas e no facto de se valorizar as sinergias de vários agentes culturais presentes na nossa realidade institucional e concelhia.
Partindo do conceito de residência artística, enquanto lugar que fomenta a criação artística potenciando a inovação e diversas formas de expressão, apresenta-se o projeto Residências Artísticas UBIanas - Integração pelas Artes que contempla quatro eixos de intervenção: a Literatura, a Música, a Dança e artes performativas e o Cinema. Em todos os referidos eixos os estudantes serão os protagonistas na execução das atividades.
Para a concretização do projeto contamos com a colaboração de docentes desta academia e de entidades externas que serão responsáveis pela dinamização das sessões. Assim, O Clube de Escrita Criativa insere-se na vertente da Literatura e será desenvolvido por Nuno Amaral Jerónimo (docente do Departamento de Sociologia), visando desenvolver técnicas de escrita e de pensamento criativo. Na vertente de Cinema, serão promovidas três atividades, apoiadas pelo Departamento de Artes: participação na iniciativa “UBICinema nas Faculdades”; colaboração dos novos alunos na produção de nos Making Offs dos trabalhos de estudantes desta área; e o Clube de Cinema, sob a responsabilidade da docente Manuela Penafria, para levar os alunos interessados a expressarem-se através da Sétima Arte. Na Música, com o apoio da Associação Cultural da Beira Interior (ACBI) e do Maestro Luís Cipriano, os participantes podem integrar grupos musicais, que serão desenvolvidos no projeto. Na área da Dança e Artes Performativas, a companhia sedeada na Covilhã Kaiser Ballet, dirigida por Ricardo Runa, irá contribuir para ajudar os estudantes a estimular a criatividade e a expressarem-se física e emocionalmente.
Objetivos Gerais:
- Contribuir para a melhoria da integração dos estudantes através de iniciativas ativas de inclusão no âmbito da música, literatura, teatro e cinema;
- Contribuir para o bom desempenho académico e bem-estar dos nos estudantes e/ou outros interessados em participar nas iniciativas;
- Criar e afirmar oportunidades artísticas que estimulem a aquisição de competências transversais tais como a criatividade, o sentido de responsabilidade, a organização e gestão pessoal, a gestão de emoções, a comunicação, entre outras.
Calendário
Evento Final – Residências Artísticas UBIanas
O Evento Final do projeto Residências Artísticas UBIanas – Integração pelas Artes reuniu as diversas atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo. Este projeto destacou-se pela abordagem interdisciplinar, valorizando as sinergias entre a comunidade académica e vários agentes culturais da comunidade.
Inspirado pelo conceito de Residências Artísticas, que promove a criação e inovação das artes, o evento final integrou os quatro eixos principais: Literatura, Música, Dança/Artes Performativas e Cinema. Os estudantes foram os protagonistas, e demonstraram o talento bem como a criatividade desenvolvida nas diversas atividades e expressões que refletiram o trabalho e dedicação investido durante as sessões.
Este evento demonstrou como a arte pode servir como um poderoso meio de integração e inovação, refletindo o esforço e a paixão dos participantes ao longo do ano letivo.
Notícias | Agenda
UBI inicia em 2023/24 projeto de integração de novos estudantes
Residências Artísticas Ubianas disponíveis para docentes e funcionários
Evento Final – Residências Artísticas UBIanas