Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Reitoria
  3. Gabinetes e Serviços
  4. GISP - Gabinete Internacionalização e Saídas Profissionais
  5. UNITA - Universitas Montium

UNITA - Universitas Montium

http://univ-unita.eu/  

A Universitas Montium (UNITA) é uma aliança de universidades europeias, criada oficialmente no dia 6 de novembro de 2020, data do kick off meeting, e é um dos projetos apoiados pela Comissão Europeia com o objetivo de modernizar o Ensino Superior da União Europeia.

Esta aliança, que agrega cerca de 165.000 estudantes e 13.000 colaboradores, é composta por seis instituições de ensino superior de cinco países: Università Degli Studi di Torino (UNITO) - Itália, que foi líder da candidatura, Universidade da Beira Interior (UBI) - Portugal, Université de Pau et des Pays de L’Adour (UPPA) - França, Université Savoie Mont-Blanc (USMB) - França, Universitatea de Vest din Timisoara (UVT) – Roménia e Universidade de Zaragoza (UNIZAR) - Espanha.

O acrónimo UNITA tem as suas raízes na palavra italiana “unità” (unidade, união), lembrando assim os fortes vínculos e semelhanças que unem estas universidades para criar uma aliança pioneira, inovadora e inclusiva.

As seis universidades uniram-se em torno da partilha de objetivos, realidades e desafios comuns: línguas românicas cujo uso no meio académico pretendem incentivar, diversidade, inclusão, localização geográfica em zonas montanhosas predominantemente rurais e cidadania europeia.

Graças a este campus interuniversitário, os alunos da aliança UNITA poderão circular livremente num ambiente multilíngue e assim construir percursos flexíveis com base numa maior mobilidade, física e virtual, graças a novas ferramentas e novos espaços digitais.

Data da última atualização: 14/10/2021
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.