Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Psicologia Clínica e da Saúde

Psicologia Clínica e da Saúde

3º Ciclo     Departamento de Psicologia e Educação

Ano:
Plano de Estudos   Psicologia Clínica e da Saúde
Código DGES
D002
Área CNAEF 311
Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES, 10-05-2021
Relatório de Autoavaliação
Registo Inicial: R/A-Cr 184/2021 de 17-06-2021
ECTS 180

Regime Geral de Acesso  

Requisitos de Admissão

Podem candidatar-se ao Grau de Doutor em Psicologia Clínica e da Saúde aqueles que sejam titulares do grau de mestre ou equivalente legal em Psicologia Clínica e da Saúde ou em áreas afins. A título excecional, também podem candidatar-se os titulares do grau de licenciado (pré-Bolonha) em Psicologia Clínica e da Saúde ou em áreas afins, detentores de um currículo académico ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do Curso.

Vagas 15 (2021)
Cálculo da Nota de Acesso Psicologia Clínica e da Saúde | 2021/22

Sobre

Objetivos Gerais i) Oferecer formação avançada em Psicologia Clínica e da Saúde (PCS), quer do ponto de vista teórico-epistemológico como do ponto de vista metodológico, permitindo a resolução de problemas críticos na investigação fundamental e aplicada, aprofundando o conhecimento na área;
ii) Criar as condições necessárias para a realização de uma investigação original e relevante na área da PCS em estreita articulação com projetos de investigação desenvolvidos pelos investigadores do Dep. de Psicologia e Educação da UBI, quer individualmente, quer integrados nas linhas e projetos do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD);
iii) Criar oportunidades de contacto com outros investigadores e centros de investigação nacionais e internacionais relevantes na área da PCS e áreas afins;
iv) Estimular a produção e a disseminação científica da investigação através de eventos científicos e publicações científicas em revistas de circulação internacional com revisão de pares.
Competências i) Desenvolver conhecimento científico na fronteira mais avançada da Psicologia Clínica e da Saúde;
ii) Desenvolver técnicas de investigação avançadas e especializadas, incluindo síntese, avaliação e tratamento de dados, necessárias para resolver problemas críticos de investigação, inovando, aumentando e redefinindo o conhecimento pré-existente no campo da Psicologia Clínica e da Saúde;
iii) Demonstrar autonomia, inovação, integridade, ética e compromisso sustentado na conceção e realização de uma investigação inovadora que mobilize conhecimentos metodológicos na área da Psicologia Clínica e da Saúde, contribuindo para o progresso científico, social, cultural e tecnológico;
iv) Elaborar uma tese original escrita com base em artigos científicos e desenvolvida em articulação com os projetos realizados por investigadores e docentes do curso, levados a cabo no Departamento de Psicologia e Educação e no Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD);
v) Promover a disseminação da produção científica dos doutorandos, sob a forma de comunicações em eventos científicos nacionais e internacionais, e artigos em revistas de circulação internacional com revisão de pares, contribuindo, assim, ativamente, para o aumento da qualidade e da quantidade da produção científica na área da Psicologia Clínica e da Saúde a nível regional, nacional e internacional.
Saídas Profissionais O 3.º Ciclo/Doutoramento em Psicologia Clínica e da Saúde permite a aquisição de competências avançadas nesta área científica e prepara os estudantes para uma carreira profissional ao nível do ensino superior universitário, centros de investigação (pós-doutoramento), bem como ao nível de quadros superiores do setor público e privados.
Aos doutorandos já inseridos no mercado de trabalho, o 3.º Ciclo/Doutoramento em Psicologia Clínica e da Saúde permite a aquisição e consolidação de competências avançadas com vista à valorização pessoal e profissional, potenciando a qualidade das suas atuações na área.
Infraestruturas Acesso a bases de dados científicas, incluindo a Plataforma Clarivate Web of Science, Biblioteca do Conhecimento on-line (B-On), Psychology and Behavioral Collection (EBSCO), entre outras; plataforma de e-conteúdos, salas de aula com equipamento multimédia, equipamento informático com software específico (SPSS, Amos), Biblioteca das Ciências Sociais e Humanas, salas de estudo, sistemas de videoconferência, laboratório de psicologia, materiais /equipamento/software de avaliação psicológica.
Acesso à estrutura informática da UBI: Sistema de Impressão, VPN, Email, WIFI, IBM SPSS, Conta UBI, Zoom-Colibri, Office 365.
Acesso ao Pólo da UBI do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), estrutura de investigação financiada e avaliada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com Muito Bom. Ponto de acesso ao INE (Instituto Nacional de Estatística) e Centro de Documentação Europeia na Biblioteca Central.
Normas e Regulamentos Regulamento do 3.º Ciclo de Psicologia Clínica e da Saúde

Departamento de Psicologia e Educação

Estrada do Sineiro, s/n
6200-209 Covilhã
275 329 161
4061

Responsáveis

 [Ficheiro Local]
Diretor/a de Curso
Henrique Marques Pereira
 [Ficheiro Local]
Coordenador de Mobilidade
Ludovina Maria de Almeida Ramos

Comissões

Comissão Científica
Henrique Marques Pereira
Manuel Joaquim da Silva Loureiro
Maria da Graça Proença Esgalhado
Samuel José Fonseca Monteiro
Ana Isabel Silva Santos Barbosa Cunha

Comissão de Creditação
Henrique Marques Pereira
Maria da Graça Proença Esgalhado
Ana Isabel Silva Santos Barbosa Cunha
Ludovina Maria de Almeida Ramos
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais.
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.