Objetivos Gerais
|
Constitui-se como missão a formação de profissionais dotados de conhecimentos técnico-científicos em desporto, actividade física e expressão física e motora no contexto educacional. Sendo uma licenciatura no domínio das ciências sociais e humanas, distinguem-se duas fundações: (i) formação biofísica, na qual se incluem disciplinas parentais do ramo da anatomia, da fisiologia, da biomecânica e do controlo motor (entre outras); (ii) formação sociocultural, que integra disciplinas do ramo da pedagogia, da psicologia e da economia. Queremos igualmente valorizar a formação na área da metodologia do treino quer na perspectiva da actividade física para diferentes populações, quer na perspectiva do desporto de rendimento, permitindo que os alunos da UBI possam obter acesso à Cédula de Treinador de Grau I nas modalidades alvo. Por último, destacamos a oportunidade proporcionada ao aluno finalista de contacto com o mercado de trabalho em diferentes organizações públicas e privadas da região.
|
Competências
|
As competências a adquirir ao longo da formação podem ser estruturadas em quatro níveis de atribuição: - Básicas – observar, analisar e compreender com detalhe o fenómeno desportivo. - Científicas – compreender os fundamentos científicos de todos os sistemas de funcionamento do Homem em actividade física ou desportiva/competição; - Operacionais – Intervir em função do público-alvo e seus objectivos; organizar e gerir actividades de forma eficaz e eficiente; - Transversais – Relacionamento com os outros, liderar e comunicar, mobilizar recursos, saber aproveitar oportunidades com base em atitudes comportamentais activas, moralmente saudáveis e com ética, expondo-se à crítica dos seus pares, respeitando-os.
|
Saídas Profissionais
|
Os licenciados neste curso estarão aptos a actuar nos seguintes contextos: - Escolas do 1º ciclo do ensino básico. - Estruturas públicas ou privadas para actividades de exercicio-saúde. - Clubes desportivos (treino) e associações sócio-culturais e recreativas. - Autarquias (técnico superior de desporto). - Estruturas privadas de Turismo, Desporto e Lazer.
|
Infraestruturas
|
Para além das salas comuns para aulas os alunos dispõem de: salas de leitura, salas de estudo em grupo, dois pavilhões gimnosdesportivos, ginásio de aulas de grupo e musculação, laboratório de fisiologia do exercício e de biomecânica, biblioteca central e centro de documentação europeia. No âmbito das actividades lectivas, os alunos usufruem de infra-estruturas públicas tais como uma piscina interior de 25m e uma pista de atletismo. As facilidades de apoio incluem ainda um centro de informática com acesso à internet, correio electrónico institucional e plataforma de conteúdos. |