Objetivos Gerais
|
O Curso tem como objetivos gerais: - Assegurar o aprofundamento da formação em Ciências da Comunicação obtida no 2º Ciclo de estudos, com o qual se articula. - Contribuir para o desenvolvimento da investigação na área das Ciências da Comunicação em Portugal. - Formar recursos humanos altamente qualificados, com capacidade para desenvolverem investigação científica de forma autónoma, tomarem decisões em situações de elevada complexidade, e integrarem-se nas empresas ocupando cargos altamente diferenciados. - Promover a internacionalização da investigação da UBI, nomeadamente através do intercâmbio dos seus docentes e discentes e da participação em projetos de investigação e ensino comuns com cursos e universidades de outros países. Na prossecução destes objetivos, o Curso articula-se, de forma estreita, com as linhas e projetos de investigação do Laboratório de Comunicação Online (LABCOM), uma Unidade de I &D reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
|
Competências
|
No final do Curso, os estudantes deverão: - Demonstrar capacidade de compreensão sistemática num domínio científico da área das Ciências da Comunicação, bem como competências, aptidões e métodos de investigação associados a esse domínio científico. - Demonstrar capacidade para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação significativa respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas. - Ter realizado um conjunto significativo de trabalhos de investigação original que tenha contribuído para o alargamento das fronteiras do conhecimento, parte do qual mereça a divulgação nacional ou internacional em publicações com referee. - Demonstrar capacidade para analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas. - Demonstrar capacidade de comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área em que são especializados. - Estar habilitados a, numa sociedade baseada no conhecimento, promover, em contexto académico e ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural.
|
Saídas Profissionais
|
O doutoramento em Ciências da Comunicação visa garantir a qualificação de agentes culturais, empresariais e profissionais na área da comunicação, proporcionando uma formação avançada de elevada qualidade que os habilite a intervirem, como investigadores e comunicadores, na esfera pública, qualquer que seja a sua inserção profissional: escolas, empresas ou administração pública. Mais especificamente, o Curso destina-se à formação avançada de agentes para as seguintes áreas: docência e investigação em instituições de ensino superior (Universidades e Institutos Politécnicos); atuação em empresas da área dos media (Jornais, Rádios Televisões, Internet), nomeadamente a nível dos seus gabinetes de estudos; atuação em empresas das áreas da Publicidade e Relações Públicas; assessoria técnica especializada na área da comunicação a empresas e instituições dos mais diversos domínios da vida social. |
Infraestruturas
|
- Laboratório de Comunicação Online (LABCOM), uma unidade de I&D reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), com possibilidade de participação em projetos de investigação. - Biblioteca Central devidamente apetrechada nas diversas áreas das Ciências da Comunicação, com possibilidades de acesso a bibliografia, periódica e não periódica, quer em formato impresso quer em formato digital. - Laboratórios de Comunicação, Cinema, Design e Informática apropriados à feitura de investigação de índole experimental e de projeto. - Estruturas de apoio editorial (Revistas e Coleções de livros).
|