Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências da Comunicação

Ciências da Comunicação

3º Ciclo     Departamento de Comunicação e Artes

Plano de Estudos/Ramos   Ciências da Comunicação
Código DGES
5115
Área CNAEF 321 | Portaria n.º 256/2005
Publicação em Diário da República Despacho n.º 15715/2012 - DR 2.ª série, n.º 238, 10 dezembro
Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES
Registo DGES R/A-Ef 1277/2011, 18-03-2011
Regime de Funcionamento Diurno.
ECTS 180
Outras Informações .

Regime Geral de Acesso  

Requisitos de Admissão Podem candidatar-se ao Curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação:
1. Os titulares do grau de mestre em Ciências da Comunicação ou áreas afins;
2. Os titulares de grau de licenciado em Ciências da Comunicação ou áreas afins, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante;
3. Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Vagas 15 (2017)
Nota do Último Colocado
Critérios de Seleção e Seriação Ciências da Comunicação 2017
Mais informações para candidatos

Sobre

Objetivos Gerais O Curso tem como objetivos gerais:
- Assegurar o aprofundamento da formação em Ciências da Comunicação obtida no 2º Ciclo de estudos, com o qual se articula.
- Contribuir para o desenvolvimento da investigação na área das Ciências da Comunicação em Portugal.
- Formar recursos humanos altamente qualificados, com capacidade para desenvolverem investigação científica de forma autónoma, tomarem decisões em situações de elevada complexidade, e integrarem-se nas empresas ocupando cargos altamente diferenciados.
- Promover a internacionalização da investigação da UBI, nomeadamente através do intercâmbio dos seus docentes e discentes e da participação em projetos de investigação e ensino comuns com cursos e universidades de outros países.
Na prossecução destes objetivos, o Curso articula-se, de forma estreita, com as linhas e projetos de investigação do Laboratório de Comunicação Online (LABCOM), uma Unidade de I &D reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Competências No final do Curso, os estudantes deverão:
- Demonstrar capacidade de compreensão sistemática num domínio científico da área das Ciências da Comunicação, bem como competências, aptidões e métodos de investigação associados a esse domínio científico.
- Demonstrar capacidade para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação significativa respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas.
- Ter realizado um conjunto significativo de trabalhos de investigação original que tenha contribuído para o alargamento das fronteiras do conhecimento, parte do qual mereça a divulgação nacional ou internacional em publicações com referee.
- Demonstrar capacidade para analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas.
- Demonstrar capacidade de comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área em que são especializados.
- Estar habilitados a, numa sociedade baseada no conhecimento, promover, em contexto académico e ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural.
Saídas Profissionais O doutoramento em Ciências da Comunicação visa garantir a qualificação de agentes culturais, empresariais e profissionais na área da comunicação, proporcionando uma formação avançada de elevada qualidade que os habilite a intervirem, como investigadores e comunicadores, na esfera pública, qualquer que seja a sua inserção profissional: escolas, empresas ou administração pública. Mais especificamente, o Curso destina-se à formação avançada de agentes para as seguintes áreas: docência e investigação em instituições de ensino superior (Universidades e Institutos Politécnicos); atuação em empresas da área dos media (Jornais, Rádios Televisões, Internet), nomeadamente a nível dos seus gabinetes de estudos; atuação em empresas das áreas da Publicidade e Relações Públicas; assessoria técnica especializada na área da comunicação a empresas e instituições dos mais diversos domínios da vida social.
Infraestruturas - Laboratório de Comunicação Online (LABCOM), uma unidade de I&D reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), com possibilidade de participação em projetos de investigação.
- Biblioteca Central devidamente apetrechada nas diversas áreas das Ciências da Comunicação, com possibilidades de acesso a bibliografia, periódica e não periódica, quer em formato impresso quer em formato digital.
- Laboratórios de Comunicação, Cinema, Design e Informática apropriados à feitura de investigação de índole experimental e de projeto.
- Estruturas de apoio editorial (Revistas e Coleções de livros).
Normas e Regulamentos Regulamentação UBI

Departamento de Comunicação e Artes

Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã
275 242 024

Responsáveis

Diretor/a de Curso
Anabela Maria Gradim Alves
Sem Fotografia
Coordenador de Mobilidade
Eduardo José Marcos Camilo

Comissões

Comissão Científica
Anabela Maria Gradim Alves
Joaquim Mateus Paulo Serra
João Carlos Ferreira Correia
Francisco Tiago Antunes de Paiva
Gisela Marques Pereira Gonçalves

Comissão de Creditação
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.