Objetivos Gerais
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Este curso confere a habilitação profissional para a docência da Física e da Química no 3.º Ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Neste sentido, visa o desenvolvimento das competências científicas e a aquisição das necessárias competências educativas e pedagógico-didáticas para o adequado exercício da docência |
Competências
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1 Implementar uma ação educativa eficaz com base na integração de conhecimentos da área científica da especialidade e de conhecimentos educacionais e pedagógico–didáticos 2 Conceber um ensino crítico adequado aos contextos locais, regionais e nacionais 3 Aplicar resultados de investigação em educação de modo a promover o sucesso educativo 4 Desenvolver uma profissionalidade reflexiva, traduzida na implementação de um projeto de formação em permanente atualização
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Saídas Profissionais
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Profissionalização para o Ensino de Física e de Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (cf. Decreto-Lei n.º 43/2007 de 22 de fevereiro, na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 115/2013 de 7 de agosto) |
Infraestruturas
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Entre as estruturas de apoio ao ensino, destacam-se: 1 Laboratórios de aulas de Física e de Química, bem como de investigação em Química tais como Ambiente, Analítica, Biotecnologia, Inorgânica, Orgânica, Química-Física e Microbiologia 2 Laboratórios de investigação em Física tais como Astronomia e Geofísica, Eletromagnetismo, Eletrónica, Física Geral e Experimental, Sistemas Digitais, Física Computacional, Física Atómica e Nuclear, Tecnologia da Ótica Ocular e Contactologia, Holografia, Interferometria e Difração Laser, Radiometria Fototérmica 3 Biblioteca Central com wireless com acesso em linha a diferentes bases de dados tais como B-on e Web of Science entre outras; várias salas de terminais e wireless do tipo WLAN em toda a Universidade, com conectividade e-U e acesso permanente à Internet (com correio eletrónico, telnet e www) |