Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Marketing e Estratégia

Marketing e Estratégia

3º Ciclo     Departamento de Gestão e Economia

Ano:
Plano de Estudos   Marketing e Estratégia

Regime Geral de Acesso  

Requisitos de Admissão

São admitidos ao Programa de Doutoramento em Marketing e Estratégia (consórcio UM-UA-UBI) os candidatos nas condições do artigo 30º do Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de março. Os candidatos à frequência deste Doutoramento são seriados pela Comissão Científica de Curso nas fases de ingresso previstas para cada ano letivo tendo em conta as seguintes habilitações de acesso:
a) titulares do grau de Mestre ou dum segundo ciclo de formação superior em Marketing, Estratégia, Gestão ou Economia ou áreas afins;
b) possuidores de licenciatura, ou habilitação equivalente, em Marketing, Estratégia, Gestão ou Economia ou áreas afins (obtido em instituição nacional ou estrangeira) e que sejam detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do Programa; e
c) detentores de um currículo escolar, profissional ou científico reconhecido como relevante e apropriado pela Comissão Científica do Programa (vide nº 1 do art.º 30.º do DL n.º 74/2006, de 24 de Março).
Os candidatos devem entregar no momento da candidatura uma carta de compromisso conforme possuem um domínio suficiente de compreensão e expressão oral e escrita da língua inglesa, caso não possuam certificados oficiais de proficiência da língua inglesa. Os candidatos que não garantam esse domínio poderão ser excluídos do Programa.
A cada ano letivo, as instituições do consórcio divulgam o edital com as fases de candidatura, número de vagas, documentos necessários à candidatura, entre outras informações. A formalização de candidaturas é efetuada em qualquer uma das três universidades envolvidas: Universidade da Beira Interior, Universidade do Minho e Universidade de Aveiro.

Vagas 15 (2019)
Cálculo da Nota de Acesso Marketing e Estratégia 2018

Sobre

Objetivos Gerais O Doutoramento em Marketing e Estratégia é um projeto que potencia as sinergias de três recentes, mas reconhecidas, instituições académicas nacionais: Universidades da Beira Interior, do Minho e de Aveiro.
Com o objetivo primordial de proporcionar aos candidatos uma visão do estado da arte sobre os avanços do conhecimento científico em Marketing e Estratégia, é um Programa de âmbito internacional único, completo e inovador, que privilegia o ensino em língua inglesa. É flexível, ao oferecer a possibilidade de desenvolvimento de estudos/investigação em regime de part time ou full time.
Estruturado em 6 semestres (180 ECTS), o Programa conjuga componentes estruturais do Marketing e da Estratégia e disciplinas opcionais aprofundadas de ambas as áreas, em dois momentos distintos: um primeiro ano de ensino e investigação, em calendário próprio das universidades organizadoras, e os dois últimos anos dedicados à definição e elaboração de uma tese original.
Competências Através do reforço de competências de investigação, análise, produção autónoma e criativa de conhecimento científico e sua disseminação na sociedade, os estudantes do Doutoramento em Marketing e Estratégia adquirem um desempenho académico e profissional que potencia largamente a sua carreira, nomeadamente, em cargos de relevo de instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, ou enquanto reconhecidos líderes e gestores da sua ideia de negócio.
A aquisição de uma sólida formação teórica e empírica, com elevado grau de especialização no domínio do Marketing e da Estratégia e de cariz marcadamente internacional é a principal competência do Doutoramento.

Saídas Profissionais O Doutoramento em Marketing e Estratégia prepara os seus alunos para o desenvolvimento de investigação de forma autónoma nas áreas de Marketing e Estratégia bem como em áreas afins, como a Gestão ou a Economia. Os graduados podem fazer carreira académica internacional em universidades ou centros de investigação. Estão também preparados integrar o quadro de empresas, sejam PME ou multinacionais, que busquem profissionais com elevadíssimo grau de especialização nas áreas do Marketing e Estratégia.
Infraestruturas O Programa inclui uma parte escolar que decorre nas universidades envolvidas de acordo com um calendário pré-estabelecido. No que se refere à UBI, as aulas decorrem na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas a qual tem à disposição da comunidade académica as seguintes estruturas e equipamentos:
i) Biblioteca das Ciências Sociais e Humanas;
ii) Bases de dados bibliográficas on-line (http://www.biblioteca.ubi.pt/Pagina/bases-de-dados);
iii) NECE-UBI, centro de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia;
iv) CEFAGE-UBI, pólo de centro de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia;
v) Ponto de acesso ao INE (Instituto Nacional de Estatística) e Centro de Documentação Europeia na Biblioteca Central;
vi) Salas de informática com software específico (R, SPSS, Amos, SmartPLS, EViews, Microfit) e hardware atualizado;
vii) Gabinetes com rede Wireless e pontos de rede;
viii) Espaço de investigação WorkIn@FCSH;
ix) Bar e snack-bar.
Normas e Regulamentos Regulamentação UBI
Regulation for the Doctoral Programme in Marketing and Strategy [EN]
Doctoral Programme in Marketing and Srategy [EN]

Prémios

Departamento de Gestão e Economia

Estrada do Sineiro, s/n
6200-209 Covilhã
275 329 164
4026

Responsáveis

 [Ficheiro Local]
Diretor/a de Curso
Ricardo José de Ascensão Gouveia Rodrigues
 [Ficheiro Local]
Coordenador de Mobilidade
Cristina Maria Santos Estevão

Comissões

Comissão Científica
Ricardo José de Ascensão Gouveia Rodrigues
Cláudia Simões (UM - Vice-diretora)
Helena Maria Baptista Alves
Ana Maria Soares (UM)
Elisabeth Kastenholz (UA)
António Carrizo Moreira (UA - Vice-diretor)

Comissão de Creditação
Ricardo José de Ascensão Gouveia Rodrigues
Cláudia Simões (UM - Vice-diretora)
Helena Maria Baptista Alves
Ana Maria Soares (UM)
Elisabeth Kastenholz (UA)
António Carrizo Moreira (UA - Vice-diretor)
Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta dos documentos oficiais. Data da última atualização: 2014-11-27
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.