Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências do Desporto
  4. Teoria e Metodologia do Treino Desportivo I

Teoria e Metodologia do Treino Desportivo I

Código 13735
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(15H)/TP(45H)
Área Científica Ciências do Desporto
Tipo de ensino Obrigatório
Objectivos de Aprendizagem O principal objetivo desta UC é dotar o aluno de conceitos e procedimentos básicos relacionados com o treino desportivo bem como programar e planificar e elaborar estratégias para identificar, analisar, e avaliar as necessidades da condição física e do rendimento.
• Compreender a complexidade do conceito e do processo de treino;
• Identificar os fundamentos básicos e científicos do processo de treino à luz dos conhecimentos adquiridos;
• Identificar e aplicar os princípios de treino em situações problema;
• Aplicar conceitos essenciais no desenvolvimento de capacidades motoras de base compreendendo os distintos fatores de evolução relacionados com a resposta ao esforço.
Conteúdos programáticos 1. Conceito de Treino Desportivo

2. Fundamentos do Treino Desportivo

3. Princípios do Treino Desportivo

4. Introdução ao treino das principais capacidades motoras

5. Enfoques da programação do treino.

6. Componentes básicos da programação.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As aulas teóricas consubstanciar-se-ão, principalmente, na exposição oral e através de meio multimédia (diapositivos power point), e interativos (internet), dos conteúdos da UC. Adotar-se-á uma metodologia de atuação pedagógico-didática predominante de exposição/discussão. A exposição das temáticas será dirigida de modo a permitir a autodescoberta e o raciocínio crítico. Para tal, estimular-se-á a interpelação e a orientação de debates/discussão, conduzindo os alunos à operacionalização dos conceitos, à colocação de problemas e à elaboração de hipóteses no âmbito de cada tema.
As aulas teórico-práticas procurarão dotar os alunos de vivências e experiências práticas no âmbito da análise e do estudo de fenómenos do treino desportivo e sua relação com os temas teóricos abordados. Tanto quanto possível, as aulas teóricas e as teórico-práticas estarão profundamente articuladas entre si. Em cada aula serão delineadas tarefas a desenvolver pelos alunos.


Bibliografia principal Billat, V. (2002). Fisiología y metodología del entrenamiento: de la teoria a la prática. Barcelona: Editorial Paidotribo.

Marques, M.C. (2004). O Trabalho de Força no Alto Rendimento Desportivo. Da Teoria à Prática. Lisboa: Livros Horizonte.

Zhelyazkov, T. Bases del entrenamiento deportivo. Ed. Paidotribo, (ISBN 8480195444). Barcelona, 2000
Língua Português
Data da última atualização: 2021-10-11
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.