Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências do Desporto
  4. Estudos Práticos I - Natação

Estudos Práticos I - Natação

Código 13761
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 5
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Ciências do Desporto
Tipo de ensino Obrigatório
Objectivos de Aprendizagem Dotar o aluno de (i) conhecimentos e capacidade de compreensão das várias vertentes da Natação e da sua estrutura organizativa e regulamentar, ao nível competitivo e de prática formal e não formal, bem como de competências sobre o processo de ensino-aprendizagem no âmbito da Natação.
Dotar o aluno de (i) conhecimentos e capacidade de compreensão das várias vertentes da Natação e da sua estrutura organizativa e regulamentar, ao nível competitivo e de prática formal e não formal; (ii) conhecimentos e competências sobre o processo de ensino-aprendizagem no âmbito da Natação e (iii) capacidade de compreensão dos problemas associados à organização, gestão e avaliação do treino/aula em Natação e competências de aprendizagem em função das várias etapas de formação desportiva e cumprindo as principais regras éticas e de procedimentos de segurança.
Conteúdos programáticos 1. Programas de natação: âmbitos de aplicação.
2. Organização de uma escola de natação.
3. Bases mecânicas da natação: hidrostática e hidrodinâmica.
4. Adaptação ao meio aquático.
6. Regulamento desportivo de natação pura, natação sincronizada e polo aquático.
7. NPD: Modelo técnico em natação pura.
8. NPD: Modelo de ensino em natação pura.
9. Natação para bebés (âmbito, objetivos, aspetos didático-metodológicos).
10. Natação sincronizada (aspetos metodológicos básicos do ensino da modalidade).
11. Polo aquático (aspetos metodológicos básicos do ensino da modalidade)
12. Salvamento aquático (principais regras e procedimentos básicos – complemento com o curso de Suporte Básico de Vida*).
* Curso obrigatório, na UC de Traumatologia e 1os Socorros
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As aulas teóricas consubstanciar-se-ão, principalmente, na exposição oral e através de meios multimédia e interativos dos vários conteúdos da UC. Adotar-se-á uma metodologia de atuação pedagógico-didática predominante de exposição/discussão. Nas aulas teórico-práticas será dado um especial enfoque à vivência de experiências no âmbito do ensino da natação e das atividades aquáticas, com os alunos a intervirem no processo de ensino-aprendizagem dos diversos conteúdos programáticos.
Optar-se-á pela realização de um teste teórico (60% da nota final), pela elaboração e leccionação de um plano de aula (25%) e ainda pela avaliação das Habilidades motoras aquáticas dos alunos (15%)



Bibliografia principal Barbosa, T. (2004). Ensino da Natação. Uma perspectiva metodológica para a abordagem das habilidades motoras aquáticas básicas. Colecção Desporto Base. Lisboa: Xistarca.
Louro, H., ... As técnicas simultâneas em natação pura desportiva. Modelo biomecânico, modelo técnico e modelo de ensino. Editora Unimontes, Montes Claros.
Louro, H., Garrido, N., Ferraz, P.C., Marinho, D., Conceição, A, Tolentino, J.M., Barbosa, T.M., & Silva, A.J. (2010). As técnicas alternadas em Natação Pura Desportiva. Modelo Biomecânico, modelo técnico, modelo de ensino. Editora Unimontes. Montes Claros.
Marinho, D.A., Rouboa, A., Alves, F., Colman, V., Persyn, U., Amorim, V., Garrido, N., Vilas-Boas, J.P., Reis, V.M., Moreira, A.M., Silva, A.J. (2006). Modelos propulsivos: novas teorias velhas polémicas. Sector editorial dos SDE UTAD. Série didáctica: ciências aplicadas. Vila Real.
Vilas-Boas, J.P. (1996). Bases Mecânica da Natação. Porto: FCDEF-UP.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-10-13
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.