Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências da Cultura
  4. Teoria da Imagem

Teoria da Imagem

Código 14271
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Arte e Design
Tipo de ensino Ensino teórico-prático e em regime presencial.
Estágios Não se aplica.
Objectivos de Aprendizagem 1) Ser capaz de justificar a complexidade e a historicidade a noção de imago e de estabelecer uma relação genealógica entre imagem e morte; 2) Ser capaz analisar uma imagem: identificar e explicar os seus elementos; 3) Definir noções fundamentais no âmbito da Teoria da Imagem: eikôn, imago, eidôlon, mimese, ius imaginum, iconoclasmo, inconodulia, idolatria...; 4) Ser capaz de emitir juízos críticos e fundamentados sobre a processos histórico-culturais complexos (v.g., R. Debray, H. Belting, J. Baudrillard); 5) Ser capaz de explicar, em geral, o valor relativo que a imagem assume nas religiões pagãs, judaica, cristã e islâmica; 6) Ser capaz de identificar, comentar, explicar e criticar, a partir de textos, modelos teóricos de apreciação a imagens: por exemplo, o modelo mimético de degradação ontológica; 7) Reconhecer e explicar o tipo de «ontologia da imagem» presente em textos, obras, movimentos e autores contemporâneos.
Conteúdos programáticos INTRODUÇÃO. Apresentação: docente, alunos, programa, materiais de trabalho, metodologia e avaliação. Em torno da designação Teoria da Imagem.

1. IMAGEM, MORTE E DUPLO. Do mítico e ancestral desejo de figurar. O poder ‘imortalizador’ das imagens.

2. O PARADIGMA DA DEGRADAÇÃO MIMÉTICA (PLATÃO). A mimêsis imaginal como degradação ontolófica da Ideia (eîdos/idéa). A Alegoria da Caverna e o mito dos «três leitos».

3. DA PROIBIÇÃO DAS IMAGENS AO «ANIMAL SYMBÓLICO». O desejo «idólatra» de ver e tocar frente à proibição religiosa: «não farás imagens!» A relação problemática entre Imagens, Poder e Humor. Hermenêuticas redutoras e nova «ontologia da imagem».

4. DA ‘OBRA FECHADA’ - R. Barthes: a fotografia ‘isto-foi’ - À ‘OBRA EM ABERTO’: U. Eco e H.-G. Gadamer.

CONCLUSÃO. Para da hiperrealidade. Hibridização e deep-fake.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação 1) Para os/as alunos/as dos 1.ºs ciclos de DMM e de CCC, a avaliação será feita mediante duas Provas de Frequências: a 1.ª, no dia 5 de abril de 2022, valerá 40%; e a 2.ª, global, será no dia 7 de junho, valerá 50%. Os outros 10% serão ponderados no âmbito da realização de outras tarefas solicitadas, da participação ativa, das intervenções orais pertinentes, (> 70% de presencialidade exigida; i.e., ter mais de 5 faltas implica reprovação), tudo segundo o método de observação global directa (OGD);
2) Para os alunos do 2.º ciclo de Cinema, a avaliação será feita mediante um trabalho escrito, individual e original de investigação (até 10 páginas), cujo tema será pessoalmente acertado com cada aluno em função seu projeto de trabalho, no âmbito do mestrado. O trabalho deve ser entregue, em papel, até ao dia 17 de junho, e será objeto de apresentação discussão oral e de defesa (50% escrita; 40% oral = 90%). Os outros 10% serão ponderados no âmbito da realização de outras tarefas.
Bibliografia principal BARTHES Roland, A Câmara Clara, Edições 70, Lx., 2006
BELTING Hans, A Verdadeira Imagem, Porto, Edição Dafne Editora, 2011.
BIOY CASARES Adolfo, La invención de Morel [1940], Emecé, Buenos Aires, 1972 (trad. port., Miguel Serras Pereira; A Invenção de Morel, Antígona, Lisboa, 2019).
CASSIRER Ernst, Ensaio sobre o Homem, Lx., Guimarães Ed., 1995.
DEBRAY Régis, Vie et mort de l’image, Gallimard, Paris, 1992
DURAND Gilbert, A Imaginação Simbólica, Lx., Ed.70, 1995
ECO Umberto, Obra Aberta, Lisboa, Difel, 1989.
GADAMER Hans-Georg, Verdad y metodo I., Sígueme, 1993;
GARCIA FERNANDEZ E., Historia general de la imagen, Madrid, 2000.
MARTINE Joly, A imagem e a sua interpretação, Ed.70, Lisboa, 2002.
MIRZOEFF Nicholas, The Visual Culture Reader, Routledge, London / New York, 2002.
PLATÃO, A República, Lisboa, FCG, 1987 (Livros VI, VII e X).
VILLAFAÑE Justo, Introducción a la teoría de la imagen, Madrid, Pirámide, 1992.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-12
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.