Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Marketing
  4. Matemática

Matemática

Código 14367
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Matemática
Tipo de ensino Presencial
Estágios N/a
Objectivos de Aprendizagem Esta Unidade Curricular tem como objetivo fazer uma introdução de conceitos elementares de matemática e suas aplicações na resolução de problemas de marketing.
No final da Unidade Curricular o estudante deve ser capaz de resolver problemas de matemática e aplicar conceitos de matemática na resolução de problemas de marketing, nomeadamente: dominar o cálculo matricial e o cálculo de determinantes; resolver sistemas de equações por intermédio de diferentes técnicas; analisar gráficos de funções; determinar o contradomínio, zeros e sinal de funções; calcular derivadas de funções; resolver problemas elementares de marketing como a relação entre a procura e o preço, receita total, lucro, previsão de resultados, etc.
Conteúdos programáticos 1. Introdução à Álgebra Linear.
2. Introdução às equações e aos sistemas de equações.
3. Funções de variável real.
4. Propriedades de funções.
5. Diferenciação.
6. Aplicações ao Marketing.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Média ponderada de duas provas escritas e quatro mini-testes. Cada prova escrita tem um peso de 40% e cada mini-teste tem um peso de 5%.
Cada aluno poderá optar pela realização de uma prova escrita global no dia agendado para a segunda prova escrita. Esta opção invalida a participação do estudante na primeira prova escrita. O peso da prova escrita global na classificação final de ensino e aprendizagem é 80%.
As atitudes profissionais são avaliadas de forma qualitativa, para todos os alunos com assiduidade superior ou igual a 75%, exprimindo-se em três níveis: aluno que se destaca pela positiva: 2 valores; aluno que tem atitudes de acordo com o expectável: 1 valor; aluno que se destaca pela negativa: 0 valores.
Esta componente da avaliação contínua será tida em conta na classificação final se tiver carácter discriminatório positivo.
Os alunos com classificação final inferior a 6 valores ou assiduidade inferior a 50% não são admitidos a exame.
Bibliografia principal Budnick, Frank (1993), Applied Mathematics for Business, Economics, and the Social Sciences, (EUA: McGraw-Hill).
Rosser, Mike (2003), Basic Mathematics for Economists, (Routledge).
Bradley, Teresa & Patton, Paul (2003), Essential Mathematics for Economics and Business, (EUA: John Wiley and Sons)
Bandeira, Luís & Coelho, Francisco & Franco, Nuno (2016), Introdução à Matemática. Álgebra, análise e otimização, (Lidel).
Língua Português
Data da última atualização: 2021-10-08
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.