Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Civil
  4. Metodologias de Investigação em Engenharia Civil

Metodologias de Investigação em Engenharia Civil

Código 14575
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)
Área Científica Engenharia Civil
Objectivos de Aprendizagem Ser capaz de delinear o propósito e foco distinto duma investigação e colocá-la num contínuo de investigação fundamental-aplicada atendendo ao seu propósito e contexto.
Compreender os principais paradigmas e as fases que integram um processo de investigação.
Compreender a importância e o propósito da revisão crítica da bibliografia para uma investigação e adotar perspetiva crítica e ética ao ler, rever e publicar.
Transformar ideias de investigação num projeto com perguntas e objetivos de investigação claros e elaborar uma proposta de investigação.
Aprender a planear, projetar e conduzir experiências eficiente e eficazmente, e analisar os dados resultantes para obter conclusões objetivas.
Integrar o desenho da investigação com a análise estatística aquando do planeamento.
Poder usar a investigação em trabalho de engenharia e científico, em desenvolvimento de tecnologia, conceção e desenvolvimento de novos produtos, desenvolvimento de processos e melhoria de processos de fabricação.
Conteúdos programáticos Introdução à investigação: ciência e investigação científica, pensamento de investigação, processo de investigação, teorias na investigação científica. Fundamentos da investigação empírica: projeto de investigação, medição de constructos, fiabilidade e validade das escalas. Desenho das Experiências: experiências comparativas simples, experiências com um único fator (análise de variância), blocos aleatórios, quadrados latinos e desenhos relacionados, desenho fatorial (o desenho fatorial 2 elevado a k, bloqueio e confusão no desenho fatorial 2 elevado a k). Colheita de dados: investigação por inquérito, investigação experimental, investigação de caso, investigação interpretativa. Análise de dados: análise qualitativa, análise quantitativa, estatística descritiva e inferencial com apoio em programas de análise estatística. Ética da investigação. Comunicação e publicação científica.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A metodologia posta em prática será centrada no aluno. Haverá leituras obrigatórias associadas a cada aula expositiva. A maioria das leituras será feita a partir de trabalhos/publicações disponibilizadas, mas os estudantes são encorajados a procurar material suplementar.
Bibliografia principal Montgomery, Douglas C. Design and analysis of experiments. 9th edition, John Wiley & Sons, 2017. ISBN: 978-1- 119-11347-8
Bhattacherjee, Anol. "Social science research: Principles, methods, and practices." (2012). URL: http://scholarcommons.usf.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1002&context=oa_textbooks
Mark, Saunders, Lewis Philip, and Thornhill Adrian. "Research methods for business students." (2009). Prentice-Hall, Financial Times: an imprint of Pearson Education. ISBN: 978-0-273-71686-0
Língua Português
Data da última atualização: 2022-01-08
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.