Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Física e Aplicações
  4. Física Laboratorial II

Física Laboratorial II

Código 14908
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(45H)/TP(15H)
Área Científica Física
Objectivos de Aprendizagem Esta UC tem como objetivo principal realizar experiências nas áreas do Eletromagnetismo e Física Moderna, com vista à consolidação dos conceitos físicos previamente adquiridos em diversas áreas da Física, especialmente em Física Geral II e Introdução à Física Moderna. Também se pretende o desenvolvimento de competências de apresentação escrita e oral de resultados científicos.
Conteúdos programáticos Aulas Teórico-Práticas:
(1) Explicação e demonstração de algumas experiências de Eletricidade e Magnetismo, de Ótica e de Física Moderna
Aulas Práticas de Laboratório:
(1) Introdução à instrumentação utilizada em experiências de eletricidade e magnetismo, (2) Carga elétrica, (3) Lei de Ohm, (4) Capacidade e constantes dielétricas (5) Tubo de Thompson, (6) Circuito RC, (7) Campo magnético, (8) Ótica geométrica: reflexão e refração, (9) Efeito fotoelétrico e constante de Planck, (10) Corpo negro: lei de Stefan-Boltzmann e distribuição espetral da radiação, (11) Níveis atómicos e espetros de emissão de gases.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Os conteúdos teóricos da unidade curricular serão explorados principalmente através da realização de atividades práticas (aulas laboratoriais) apoiadas por uma metodologia expositiva. As aulas práticas de laboratório, além de equipamento didático tradicional, recorrerão também à utilização de modernos equipamentos didáticos informatizados. Para cada experiência realizada, os alunos deverão aplicar as competências adquiridas através da elaboração e discussão de um relatório. Uma vez que esta unidade curricular é eminentemente de índole prática, a avaliação será efetuada pela prestação e trabalhos dos alunos.
Bibliografia principal 1. Taylor JR (1996). An Introduction to Error Analysis, 2nd ed. University Science Books
2 Serway RA and Jewett Jr JW (2004). Physics for Scientists and Engineers with Modern Physics, 6th ed. Thomson, Brooks/Coles
3 Bevington PR and Robinson DK (2002). Data reduction and error analysis for physical sciences, 3rd ed. New York: McGraw-Hill
4 Wilson JD and Hernández-Hall C (2014). Physics laboratory experiments, 8th ed. Cengage Learning
Língua Português
Data da última atualização: 2024-04-01
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.