Coordenador: Pedro Monteiro
Esta Unidade laboratorial desenvolve e implementa a avaliação qualitativa e quantitativa dos problemas de visão a fim de estudar seu impacto no envelhecimento e qualidade de vida da população que vive na região da Cova da Beira.
Investigação
A principal tarefa do grupo de investigação em Ciências da Visão é focar a investigação para desenvolver e implementar os procedimentos adequados para avaliar problemas de visão decorrentes de determinadas doenças como a degeneração macular (DMRI), diabetes, hipertensão, glaucoma, catarata e doenças neuro degenerativas.
Serviços
Deteção e monitorização dos problemas de visão, em tempo útil, usando medidas de acuidade visual (ETDRS e estenopéico), medidas de sensibilidade ao contraste, pressão intraocular, campos visuais, imagiologia do fundo de olho, aberrometria, topografia corneal, análise da câmara anterior (lâmpada de fenda) e densidade ótica.
Equipamentos
Etinógrafo, Aberrómetro ocular, topógrafo corneal, queratómetro, perímetro computadorizado, tonómetro de sopro digital, biomicroscópio (lâmpada de fenda), cartas de acuidade visual, testes de visão das cores e de sensibilidade ao contraste e rede Amsler.