Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Reitoria
  3. Centros
  4. UBIMedical

UBIMedical

http://www.ubimedical.ubi.pt  
Img:

O UBIMEDICAL constitui um espaço de excelência para articular a ligação entre a Universidade e o mundo empresarial. Criado para agilizar a transferência de conhecimento na busca de novas tecnologias, permite às empresas desenvolver a investigação e os testes laboratoriais necessários à efetiva comercialização de novos produtos, gerando valor acrescentado para a economia.

O UBIMEDICAL compreende 2 áreas distintas: a área laboratorial e a área de incubação. A área laboratorial tem a missão de suporte e transferência de tecnologia, e compreende um conjunto de laboratórios residentes coordenados por docentes da UBI nas áreas da saúde e ciências da vida. A incubadora acolhe empreendedores e empresas inovadoras nas mesmas áreas.

Esta estrutura veio enriquecer o cluster da saúde em Portugal, atuando como spill-over na ligação da Universidade ao mercado.

Ver video (versão curta).

Ver video (versão longa).

  • Transferência de Tecnologia

    O UBIMEDICAL promove a transferência de tecnologia entre o meio científico/universitário e o meio empresarial, aplicando o conceito de investigação translacional, como resposta ao desafio que envolve a passagem do conhecimento básico para as suas aplicações clínicas e para a comunidade em geral.

    A investigação translacional procura avançar os resultados de I&D o mais cedo possível para o estádio onde se possam tornar atrativos para indústrias como a farmacêutica, biotecnologia ou outras. Como resultado desta aposta, a investigação científica será valorizada, apostando numa política consistente de patentes e licenciamento.

    Os investigadores, os laboratórios e os projetos estão direcionados para a promoção de transferência de tecnologia, num ecossistema orientado para a promoção do empreendedorismo de base científica e tecnológica, lançando spin-offs de I&D na forma de novas empresas ou de novos negócios em empresas já estabelecidas.

    A atenção dos investidores foca-se na criação e aceleração de empresas de base tecnológica, contribuindo para fixar na região recursos humanos de elevadas competências técnicas. A fertilização cruzada do conhecimento das áreas de fármaco-toxicologia & avaliação de resíduos hospitalares, saúde na edificação, estudos dos efeitos da exposição ao radão, instrumentação e sensores e telecuidados de saúde, fisiopatologia geral,  sistema de análise do movimento 3D, eletromiografia, neurofisiologia e optometria/oftalmologia com as áreas de healthcare analytics and big data, healthcare sensors (wearable/ingestible/on device), desenvolvimento /certificação e teste de aplicações e-health e m-health para a cloud e Redes Redundantes (disaster recovery) em situações de emergência médica, contribui para a existência de um ecossistema único na região.

  • Setores|Áreas de conhecimento

    • Bioquímica
    • Biotecnologia
    • Bioquímica Clínica
    • Biomedicina
    • Biofísica
    • Indústria Farmacêutica
    • Nutrição
    • Saúde e Bem-estar
    • Tecnologias para a Saúde
    • Dispositivos Médicos
  • Serviços de Incubação

    O UBIMEDICAL dirige-se a pessoas com perfil empreendedor que estejam interessadas em desenvolver projetos de transferência de tecnologia ou projetos empresariais. As  start-ups, os alunos e investigadores da UBI, as entidades de Ensino Avançado e de I&D encontram o ambiente propício para a partilha de conhecimento, nas áreas dos cuidados de saúde e ciências da vida, e a sua valorização económica.

    Para as melhores ideias, o UBIMEDICAL oferece serviços de pré-incubação para garantir que os projetos que entram para o processo de incubação física têm o seu produto/serviço suficientemente desenvolvido para ser lançado no mercado.

    Durante o período de pré-incubação, os promotores poderão utilizar as instalações na vertente de coworker e aceder a serviços de consultoria especializados que irão permitir o desenvolvimento do produto/serviço e o acompanhamento no desenvolvimento do plano de negócios. Poderão ainda aceder a outros serviços especializados com vista à criação da empresa (apoio jurídico, apoio fiscal, formação, entre outros).

    O foco da incubadora do UBIMEDICAL é disponibilizar as melhores condições para desenvolver os projetos, oferecendo espaços físicos “premium” a preços competitivos, condições privilegiadas de acesso a entidades especializadas (consultoria nos domínios da ciência e tecnologia e da gestão) e o acesso facilitado a entidades públicas, investidores e financiadores que podem apoiar o crescimento empresarial.

    O “coaching" e o "mentoring” são instrumentos que estão à disposição dos empreendedores para mitigar riscos e apoiar a aceleração do projeto empresarial e das suas capacidades empresariais.

    O UBImedical presta um conjunto de serviços associados à incubação e aceleração de empresas:

    - Acompanhamento de projetos empreendedores (desde a fase de ideia até à fase de maturidade da empresa)

    - Organização de sessões de Pitch para ideias empreendedoras no âmbito dos cursos da UBI

    - Concursos de inovação e hackathons (para estimular o arranque e crescimento da ideia e transformá-la num negócio)

    - Apoio na redação de planos de negócio

    - Apoio a candidaturas de Investigação & Desenvolvimento, Demonstração e Cooperação

    - Consultoria em Propriedade Industrial

    - Acesso a redes de empreendedores, outras incubadoras e facilitadores

    - Disseminação de informação diversa relacionada com concursos, prémios, eventos

    - Apoio na procura de parcerias e colaborações com outras empresas e entidades

    - Divulgação das atividades das empresas

    - Apoio na captação de financiamento (business angels, capitais de risco, plataformas de investimento, banca).

  • Spin-Offs Instaladas

    O UBImedical apoia as startups tecnológicas e impulsiona relações com as empresas nas áreas da saúde e das TICE, incentivando a competitividade e a inovação. Se procura um espaço para criar ou fazer crescer uma empresa num ambiente de inovação, o UBImedical é um espaço de excelência que se ajusta a essas necessidades.

    Até ao momento, já se encontram instaladas no UBImedical as seguintes empresas:

    • EYEFUNCTIONS - empresa de investigação e desenvolvimento de produtos oftalmológicos, com especialização no segmento das lentes de contacto. A EYEFUNCTIONS tem na sua missão criar produtos inovadores que facilitem as rotinas dos utilizadores de lentes de contacto, revolucionando um mercado em constante evolução.
    • FASTCOMPCHEM - desenvolveu tecnologias que possibilitam simulações com dezenas de milhares de átomos com métodos precisos ab initio de mecânica quântica. Estes algoritmos podem ainda ser usados para treinar bases de dados para inteligência artificial e machine learning, providenciando novos descritores moleculares para uso em estudos SAR. A Fastcompchem vem revolucionar o processo de investigação associado ao desenvolvimento de novos medicamentos.
    • GEO4HEALTH - empresa prestadora de serviços e consultoria na área de Hidrogeologia Médica, Ambiente, e Engenharia. A missão da GEOHEALTH é salvaguardar a saúde, a economia, os recursos endógenos e minimizar exposições a agentes patológicos no ambiente.
    • INSCI – especializada na prestação de serviços nas áreas de design científico, incluindo ilustração científica, organização de eventos, de base cientifica e/ou tecnológica e formação específica que permita complementar a formação académica e contribuir para a translação de conhecimento do meio académico para o meio empresarial, bem como colmatar as necessidades geográficas.
    • KANNABEIRA - investigação e desenvolvimento na área de cultivo de especiarias, plantas aromáticas, medicinais e formulações farmacêuticas. Os principais objetivos da KANNABEIRA passam pelo desenvolvimento de novas formulações associadas à Canábis medicinal, teste e validação e desenvolvimento de produto.
    • LABFIT – presta serviços de elevada qualidade ao nível de desenvolvimento de produto e caraterização de produtos farmacêuticos, cosméticos, probióticos, biocidas, têxteis e empresas e entidades biotecnológicas distintas. A LABFIT está certificada pela ISO 9001, ISO 13485 (dispositivos médicos) e NP4457 (Investigação, desenvolvimento e Inovação).
    • MOUNTAINCARE - plataforma que utilizando algoritmos de inteligência artificial e machine learning consegue extrair informação de dados públicos de redes sociais para fazer análise de perfis, deteção e prevenção de casos clínicos. A plataforma é também capaz de fazer interação com um utilizador, permitindo este interagir com um sistema automático de mensagens que auxilia os utilizadores nos seus problemas e permite que eles incluam mais informação (como sinais vitais de smartbands) para complementar as análises.
    • NEUROSOV - atividade centrada na validação pré-clínica, tanto in vitro e in vivo, de moléculas com potencial terapêutico para a doença de Parkinson, oferecendo assim uma maior predictabilidade do comportamento terapêutico destas moléculas, antecipando, desta forma, melhores resultados nos ensaios clínicos.
    • YDEAL - especialista no desenvolvimento de novas tecnologias, serviços de consultoria, bem como publicidade em geral. Cria e desenvolve websites, aplicações móveis, vídeos, plataformas de gestão, branding e design gráfico. Como referência tem vindo a apostar no desenvolvimento de plataformas aplicadas à saúde (controlo de doentes pulmonares, doença da próstata, diabetes).
    • ZONICSTECH - tem como missão, desenvolver soluções de engenharia avançada com enfoque na eletrónica médica e na prestação de serviços de consultoria em vários domínios das ciências da saúde e da vida. Um dos produtos da empresa em desenvolvimento prende-se com um circuito integrado (ASIC) para aquisição e tratamento centralizado de sinais fisiológicos de vária ordem.
  • Contactos

     

    Extensão

     Nº  Externo

    Portaria, Carlos Cruz

    5650

    +351 275 241 270 

    Gestora do UBImedical, Dina Pereira

    5610

    +351 275 241 270

    Bolseira do UBImedical, Ângela Gonçalves

    5667

    +351 275 241 270

    Bolseira do UBImedical, Mariana Marques

    5666

    +351 275 241 270

    Laboratório de Ciências da Visão

    5660

     

    Laboratório de Instrumentação e Sensores

    5656

     

    Laboratório de Fármaco-toxicologia

    5655

     

    LABSED - Laboratório de Saúde na Edificação

    5653

     

    Laboratório de Fisiopatologia Geral

    5657

     

    LABEXPORAD - Laboratório de Estudos dos Efeitos de Exposição ao Radão

    5653 

     

    Laboratório de Neurofisiologia 

    5080 

     

    Laboratório de Química

    5654

     

     

  • Redes Sociais

Equipa

 [Ficheiro Local]
Manuel Carlos Loureiro de Lemos
Diretor/a do UBIMedical
mclemosðubi÷pt
5073
 [Ficheiro Local]
Miguel Castelo Branco Craveiro de Sousa
Coordenador do Laboratório de Fisiopatologia Geral
mcbrancoðubi÷pt
275329046
5008
Não tem Fotografia
Ana Maria Carreira Lopes
Coordenador/a do Laboratório de Análises Químicas e Consultadoria Ambiental no Tratamentos de Efluentes
analopesðubi÷pt
275319880
1489
 [Ficheiro Local]
Maria da Assunção Morais e Cunha Vaz Patto
Coordenador/a do Laboratório de Neurofisiologia
maria÷patoðubi÷pt
5080
 [Ficheiro Local]
Pedro Miguel Lourenço Monteiro
Coordenador do Laboratório de Ciências da Visão
pmmðubi÷pt
1422
 [Ficheiro Local]
João Carlos Gonçalves Lanzinha
Coordenador/a do LABSED - Laboratório de Saúde na Edificação
jcglðubi÷pt
275242054
3738
 [Ficheiro Local]
Sandra da Costa Henriques Soares
Coordenador/a do LABEXPORAD - Laboratório de Estudos dos Efeitos do Radão
shsoaresðubi÷pt
275319793
1421
Não tem Fotografia
Maria Eugénia Gallardo Alba
Coordenador/a do Laboratório de Fármaco-toxicologia
megaðubi÷pt
 [Ficheiro Local]
António Eduardo Vitória do Espirito Santo
Coordenador/a do Laboratório de Instrumentação e Sensores
aesðubi÷pt
275272058
1810
 [Ficheiro Local]
Dina Batista Pereira
Gestor/a do UBIMedical
dinaðubi÷pt
+351275329146
5610
 [Ficheiro Local]
Carlos Alberto Rodrigues da Cruz
Funcionário do UBIMedical
carcðubi÷pt
Data da última atualização: 02-10-2019
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.