Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. UBImpulso Jovens STEAM
  3. Descrição do Projeto

Descrição do Projeto

Ficheiro com o nome: ImpulsoJovem NOVOS LOGOS PRR_2023

O projeto UBImpulso, Green and Sustainable Growth in a Digital World é financiado através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao abrigo do mecanismo NextGenerationEU da União Europeia, e divide-se em dois programas distintos: UBImpulso Adultos, orientado para a formação superior da população adulta, e UBImpulso Jovens STEAM, que pretende captar e formar jovens nas áreas das ciências, tecnologias, engenharia, artes e matemática.

Está previsto um investimento total de 1,991 milhões de euros no programa UBImpulso Adultos (Investimento RE-CO6-i03) e de 2,911 milhões de euros no programa UBImpulso Jovens STEAM (Investimento RE-C06-i04).

UBImpulso Jovens STEAM

Programas de formação

  • Novos ciclos de estudos:
    • Retoma do 1º ciclo de estudos de Física e Aplicações (Ação IJ-01).
    • Criação da Licenciatura em Tecnologia e Produto de Moda Sustentável, desenvolvida, em conjunto, com a indústria têxtil e da moda e especialistas seniores (Ação IJ-02).
  • Remodelação nos programas de Licenciatura e Laboratórios Atelier-Studios das áreas STEAM existentes na UBI, em resposta às solicitações do mercado de trabalho e à interação com a indústria e empregadores:
    • Licenciatura em Medicina – Atualização de equipamentos e reforço dos recursos humanos (Ação IJ-03).
    • Licenciatura em Engenharia Aeronáutica – Reforço dos laboratórios e equipamentos de apoio existentes e reforço dos recursos humanos (Ação IJ-04).
    • Licenciatura em Informática – Investimento em equipamentos e recursos humanos (Ação IJ-05).
    • Licenciatura em Eletromecânica, Eletrotécnica, Engenharia e Gestão Industrial e Mecânica Computacional – Reforço de equipamentos e recursos humanos (Ação IJ-06).
    • Licenciatura em Engenharia Civil e Arquitetura - Reforço de equipamentos e recursos humanos (Ação IJ-07).
    • Licenciatura em Química, Matemática e Aplicações – Reforço de equipamentos e recursos humanos (Ação IJ-08).
    • Licenciatura em Design Industrial, Multimédia e Design de Moda – Reforço de recursos humanos (Ação IJ-09).
    • Licenciatura em Ciências da Comunicação e Cultura - Renovação de equipamentos e atualização dos recursos humanos (Ação IJ-10).
    • Licenciatura em Ciências Farmacêuticas, Optometria e Visão e Ciências Biomédicas – Reforço de equipamentos e recursos humanos (Ação IJ-11).

 

Projetos Experimentais

  • Atribuição de Bolsas de Incentivo UBI Young Bright Star para alunos do ensino secundário que apresentem avaliações de sucesso incremental entre o 9º e o 10º ano (Ação IJ-12).
  • Criação de programa de bolsas para públicos específicos destinadas a promover a igualdade de género e o voluntariado de emergência (Ação IJ-13).
  • Atribuição de Bolsas de incentivo UBI Bright Star para estudantes da instituição que tenham um maior aumento relativo nas notas do ano atual face ao ano anterior (Ação IJ-14).
  • Bolsas Jovem Impulso destinadas a oferecer bolsas de estágios curriculares e estágios profissionais em entidades públicas e privadas (Ação IJ-15).
  • Implementação do Programa Drop Out Mitigation com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar físico e psicológico da comunidade académica (Ação IJ-16).

 

Capacidade Científica e Articulação

  • Cross Cutting Skills Lab cujo propósito passa por disponibilizar ou reforçar as competências digitais e interpessoais a todos os estudantes da universidade (programação, conhecimentos básicos de processamento de dados, entre outros), com creditação no Suplemento ao Diploma (Ação IJ-17).
  • Criação da Academia Junior STEAM, abrindo as portas da instituição a alunos do ensino secundário que poderão ter acesso a um conjunto de atividades específicas em cada uma das áreas STEAM (Ação IJ-18).
  • Criação do Centro de Ciência Interativa, com a intenção de reunir um conjunto de atividades interativas nas áreas da física, da matemática e da química. (Ação IJ-19).
  • Science Junior Training Program com o intuito de formar estudantes do 12º ano de escolaridade, facilitando o contacto destes com professores universitários, investigadores, e com o equipamento e laboratórios nas áreas das ciências fundamentais. Pretende ainda fortalecer a ligação com as escolas da região e com as autoridades locais (Ação IJ-20).

 

Articulação com escolas secundárias

  • Desenvolvimento da iniciativa UBI STEAM-Clube, que prevê a criação de clubes temáticos nas escolas parceiras para que os estudantes possam adquirir uma experiência pratica nas áreas STEAM (Ação IJ-21).
  • Iniciativa UBI Qualifica que prevê a atribuição de bolsas a alunos oriundos da Escola Profissional de Artes da Covilhã (EPABI) (Ação IJ-22).
  • High-School Elevator Program – Ano Zero, permitindo que os estudantes que não tenham conseguido ingressar nos ciclos de estudo da instituição possam ingressar em disciplinas dos ciclos de estudo STEAM (Ação IJ-23).
  • Desenvolvimento do Programa Cientista Júnior orientado para alunos de escolas secundárias e escolas profissionais que terão a oportunidade de desenvolver um conjunto de atividades científicas e laboratoriais nas áreas STEAM (Ação IJ-24).

 

Estratégias de Organização dos espaços de aprendizagem e ensino

  • Reequipar os laboratórios de programação, redes e sistemas e internet das coisas (Ação IJ-25).
  • Revigorar o ambiente físico de aprendizagem e ensino (Ação IJ-26).
  • Compromisso com o digital em todas as suas dimensões
    • Equipar salas de aula com placas interativas e totalmente conectadas (Ação IJ-27).
    • Equipar anfiteatros maiores com sistemas de videoconferências e multimédia permitindo a integração com o ambiente de aprendizagem (Ação IJ-28).
    • Melhoria das infraestruturas de redes de suporte (Ação IJ-29).
  • Remodelações de espaços existentes (Ação IJ-30).
  • Contratação de um recurso-humano para a monitorização da qualidade dos programas (IJ-31).

 

Indicadores de Implementação

Número de jovens diplomados nas áreas STEAM em cada ano civil (valores acumulados):

Q4 2022 – 81/15

Q4 2023 – 98/25

Q4 2024 – 40

Q4 2025 – 100

 

Execução Física e Financeira

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.