O projeto UBImpulso, Green and Sustainable Growth in a Digital World é financiado através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao abrigo do mecanismo NextGenerationEU da União Europeia, e divide-se em dois programas distintos: UBImpulso Adultos, orientado para a formação superior da população adulta, e UBImpulso Jovens STEAM, que pretende captar e formar jovens nas áreas das ciências, tecnologias, engenharia, artes e matemática.
Está previsto um investimento total de 1,991 milhões de euros no programa UBImpulso Adultos (Investimento RE-CO6-i03) e de 2,911 milhões de euros no programa UBImpulso Jovens STEAM (Investimento RE-C06-i04).
UBImpulso Jovens STEAM
Programas de formação
- Novos ciclos de estudos:
- Retoma do 1º ciclo de estudos de Física e Aplicações (Ação IJ-01).
- Criação da Licenciatura em Tecnologia e Produto de Moda Sustentável, desenvolvida, em conjunto, com a indústria têxtil e da moda e especialistas seniores (Ação IJ-02).
- Remodelação nos programas de Licenciatura e Laboratórios Atelier-Studios das áreas STEAM existentes na UBI, em resposta às solicitações do mercado de trabalho e à interação com a indústria e empregadores:
- Licenciatura em Medicina – Atualização de equipamentos e reforço dos recursos humanos (Ação IJ-03).
- Licenciatura em Engenharia Aeronáutica – Reforço dos laboratórios e equipamentos de apoio existentes e reforço dos recursos humanos (Ação IJ-04).
- Licenciatura em Informática – Investimento em equipamentos e recursos humanos (Ação IJ-05).
- Licenciatura em Eletromecânica, Eletrotécnica, Engenharia e Gestão Industrial e Mecânica Computacional – Reforço de equipamentos e recursos humanos (Ação IJ-06).
- Licenciatura em Engenharia Civil e Arquitetura - Reforço de equipamentos e recursos humanos (Ação IJ-07).
- Licenciatura em Química, Matemática e Aplicações – Reforço de equipamentos e recursos humanos (Ação IJ-08).
- Licenciatura em Design Industrial, Multimédia e Design de Moda – Reforço de recursos humanos (Ação IJ-09).
- Licenciatura em Ciências da Comunicação e Cultura - Renovação de equipamentos e atualização dos recursos humanos (Ação IJ-10).
- Licenciatura em Ciências Farmacêuticas, Optometria e Visão e Ciências Biomédicas – Reforço de equipamentos e recursos humanos (Ação IJ-11).
Projetos Experimentais
- Atribuição de Bolsas de Incentivo UBI Young Bright Star para alunos do ensino secundário que apresentem avaliações de sucesso incremental entre o 9º e o 10º ano (Ação IJ-12).
- Criação de programa de bolsas para públicos específicos destinadas a promover a igualdade de género e o voluntariado de emergência (Ação IJ-13).
- Atribuição de Bolsas de incentivo UBI Bright Star para estudantes da instituição que tenham um maior aumento relativo nas notas do ano atual face ao ano anterior (Ação IJ-14).
- Bolsas Jovem Impulso destinadas a oferecer bolsas de estágios curriculares e estágios profissionais em entidades públicas e privadas (Ação IJ-15).
- Implementação do Programa Drop Out Mitigation com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar físico e psicológico da comunidade académica (Ação IJ-16).
Capacidade Científica e Articulação
- Cross Cutting Skills Lab cujo propósito passa por disponibilizar ou reforçar as competências digitais e interpessoais a todos os estudantes da universidade (programação, conhecimentos básicos de processamento de dados, entre outros), com creditação no Suplemento ao Diploma (Ação IJ-17).
- Criação da Academia Junior STEAM, abrindo as portas da instituição a alunos do ensino secundário que poderão ter acesso a um conjunto de atividades específicas em cada uma das áreas STEAM (Ação IJ-18).
- Criação do Centro de Ciência Interativa, com a intenção de reunir um conjunto de atividades interativas nas áreas da física, da matemática e da química. (Ação IJ-19).
- Science Junior Training Program com o intuito de formar estudantes do 12º ano de escolaridade, facilitando o contacto destes com professores universitários, investigadores, e com o equipamento e laboratórios nas áreas das ciências fundamentais. Pretende ainda fortalecer a ligação com as escolas da região e com as autoridades locais (Ação IJ-20).
Articulação com escolas secundárias
- Desenvolvimento da iniciativa UBI STEAM-Clube, que prevê a criação de clubes temáticos nas escolas parceiras para que os estudantes possam adquirir uma experiência pratica nas áreas STEAM (Ação IJ-21).
- Iniciativa UBI Qualifica que prevê a atribuição de bolsas a alunos oriundos da Escola Profissional de Artes da Covilhã (EPABI) (Ação IJ-22).
- High-School Elevator Program – Ano Zero, permitindo que os estudantes que não tenham conseguido ingressar nos ciclos de estudo da instituição possam ingressar em disciplinas dos ciclos de estudo STEAM (Ação IJ-23).
- Desenvolvimento do Programa Cientista Júnior orientado para alunos de escolas secundárias e escolas profissionais que terão a oportunidade de desenvolver um conjunto de atividades científicas e laboratoriais nas áreas STEAM (Ação IJ-24).
Estratégias de Organização dos espaços de aprendizagem e ensino
- Reequipar os laboratórios de programação, redes e sistemas e internet das coisas (Ação IJ-25).
- Revigorar o ambiente físico de aprendizagem e ensino (Ação IJ-26).
- Compromisso com o digital em todas as suas dimensões
- Equipar salas de aula com placas interativas e totalmente conectadas (Ação IJ-27).
- Equipar anfiteatros maiores com sistemas de videoconferências e multimédia permitindo a integração com o ambiente de aprendizagem (Ação IJ-28).
- Melhoria das infraestruturas de redes de suporte (Ação IJ-29).
- Remodelações de espaços existentes (Ação IJ-30).
- Contratação de um recurso-humano para a monitorização da qualidade dos programas (IJ-31).
Indicadores de Implementação
Número de jovens diplomados nas áreas STEAM em cada ano civil (valores acumulados):
Q4 2022 – 81/15
Q4 2023 – 98/25
Q4 2024 – 40
Q4 2025 – 100
Execução Física e Financeira