3. Inauguração da Exposição Crises – Porto Femme & UBI

Inauguração da Exposição Crises – Porto Femme & UBI

A mostra vai ficar patente na Tinturaria, até 4 de julho. Resulta de uma parceria entre dois cursos da UBI e o Porto Femme Festival Internacional de Cinema.

11 de junho de 2021

A turma finalista de Ciências da Cultura e a turma de primeiro ano de Mestrado em Estudos de Cultura da Universidade da Beira Interior (UBI) inauguram, no dia 11 de junho (sexta-feira), a exposição Crises – Porto Femme Festival Internacional de Cinema, na Tinturaria, na Covilhã.

Para a sua 4.ª edição, o Porto Femme lançou um convite especial às mulheres artistas, de Portugal e do mundo: apresentarem obras, no campo das artes visuais, que se encaixassem no tema Crises. O objetivo alcançado foi o de criar um corpo de trabalhos diversos, que se organizam e dialogam entre si, ligados pela temática e apresentando a mesma origem: serem criações de mulheres-artistas. A resposta foi imensa e chegou de várias partes do mundo, reunindo obras diversas de fotografia, video-arte, pintura, design de moda e ilustração.

Nesta edição, o projecto desenvolveu-se em parceria com a UBI, em particular com alunos dos cursos do primeiro ciclo em Ciências da Cultura e do mestrado em Estudos de Cultura, como já referimos, e com a própria Comissão para a Igualdade da UBI. Desta forma, fortalecemos os laços existentes entre a instituição de Ensino Superior e o Festival, proporcionando-se uma experiência curatorial pedagógica e relevante para todos.

Além disso, a iniciativa assume um caráter itinerante. Depois de patente na Tinturaria, junto Polo I da UBI, onde permanecerá até dia 4 de julho, desloca-se para a cidade do Porto, onde irá decorrer o festival. Esta novidade estabelece um ponto de contacto entre o Interior do país e o centro urbano, cruzando temáticas e divulgando artistas.

Na sua génese, o Porto Femme e a XX Element - Associação Cultural promovem mulheres artistas, seleccionando trabalhos visuais e organizando a sua exposição ao público. O Porto Femme é um festival internacional de cinema, dedicado à divulgação de mulheres cineastas, e visa ser um espaço de partilha de histórias e perspetivas distintas, apoiando a presença de mulheres nas artes, filosofia partilhada pelas turmas dos dois cursos da Faculdade de Artes e Letras e pela própria UBI.

Data da última atualização: 2021-06-11