3. Bolsa de Investigação para Mestre | Engenharia Mecânica, Engenharia Electromecânica, Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Electrotécnica

Projeto de Investigação intitulado PrunusPós.

De 10 a 21 de janeiro de 2022

Bolsas - UBI

Encontra ‐se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação para estudante de Doutoramento (BI) ou para mestre inscrito em curso não conferente de grau, no âmbito do Projeto de Investigação intitulado PrunusPós - Otimização de processos de armazenamento, conservação em frio, embalamento ativo e/ou inteligente, e rastreabilidade da qualidade alimentar no pós-colheita de produtos frutícolas, Operação n.º PDR2020-101-031695 (Parceiro), Parceria n.º 87, Iniciativa n.º 175 promovida pelo PDR2020 e cofinanciada pelo FEADER no âmbito do Portugal 2020, a decorrer no C-MAST ‐ Centre for Mechanical and Aerospace Sciences and Technology, Departamento de Engenharia Eletromecânica da Universidade da Beira Interior.

Área Científica

Objetivo da atividade
(1) Ensaios experimentais para a caracterização do armazenamento, armazenamento refrigerado e embalamento pós-colheita de frutas;
(2) Quantificação de tempos e parâmetros de operação de referência, com base em dados experimentais em ambientes controlados e modificados;
(3) Ensaios experimentais relativos a soluções tecnológicas de embalagem ativa e/ou inteligente (incluindo dispositivos de monitoração);
(4) Desenvolvimento de uma ferramenta preditiva computacional para fornecer suporte para a tomada de decisões em tempo real na produção, venda, distribuição, marketing e armazenamento.
(5) Software front-end de computador de ferramentas preditivas.
O resultado esperado do trabalho de pesquisa requer pelo menos 2 publicações científicas (1 em conferência internacional e 1 em revistas internacionais de revisão por pares) durante o período de bolsa.

Requisitos de admissão e contratação
- Ser titular do grau académico de mestre em Engenharia Electromecânica, ou Engenharia Mecânica, ou Engenharia e Gestão Industrial, ou Engenharia Electrotécnica e cumprir as condições para a inscrição num ciclo de estudos conducente ao grau de doutor (PhD) em Engenharia Electromecânica, ou Engenharia Mecânica, ou Engenharia e Gestão Industrial, ou Engenharia Electrotécnica, ou ser titular do grau académico de mestre inscrito em curso não conferente de grau;
- Conhecimentos em transferência de calor e massa, sistemas de aquisição e sondas de medição, linguagens de programação Java, C, C++ e desenvolvimento web são fatores preferíveis.

Para a contratualização da bolsa é exigida a prova de inscrição em ciclo de estudos conducente ao grau de doutor ou de inscrição em curso não conferente de grau.

As BI atribuídas a licenciados ou mestres que se encontrem inscritos em cursos não conferentes de grau académico apenas podem ser atribuídas a quem não exceda, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de dois anos nessa tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados.

Data da última atualização: 2022-01-11