Instalada na antiga Empresa Transformadora de Lãs, a Faculdade de Engenharia estende-se ao longo da Ribeira da Goldra, no sopé da serra, onde a tecnologia e a natureza se encontram e se inspiram mutuamente.
Pontes e aviões foram áreas pioneiras ainda no embrião de fios da UBI e que agora conhecem um sólido e magnífico novelo, tecido por anos de aprendizagem e investigação.
Equipada com laboratórios e salas de trabalho de e para todos, acolhe seis unidades de Investigação, financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que se encontram em permanente contacto com o tecido empresarial. Duas destas unidades de investigação com avaliações externas muito positivas, são pólos de laboratórios associados, instituições de excelência na investigação em Portugal.
Integram a Faculdade de Engenharia, os Departamentos de Ciência e Tecnologia Têxteis, Ciências Aeroespaciais, Civil e Arquitectura, Electromecânica e Informática.
No âmbito do Processo de Bolonha, o qual veio introduzir alterações significativas ao nível da formação universitária, a UBI adequou com sucesso, em 2006, as suas Licenciaturas em Engenharia fomentando uma proximidade cada vez maior do ensino e investigação às necessidades reais da indústria.
A Faculdade de Engenharia promove regularmente a divulgação científica e tecnológica através da organização de Seminários e Conferências sobre temas relacionados com as áreas dos cursos coordenados pelos Departamentos, onde participam os docentes, alunos e especialistas nacionais e estrangeiros. Paralelamente à divulgação científica, a FE apoia e estimula as actividades culturais e lúdicas desenvolvidas pelos docentes, investigadores, colaboradores e os Núcleos de Estudantes.
Os cursos de Engenharia da Faculdade são acreditados pela Ordem dos Engenheiros nos colégios adequados.