Ivan Miguel Serrano Pires venceu o Prémio VitalMobile Gonçalo Belo, atribuído na sequência de uma parceria entre a Universidade da Beira Interior (UBI) e a empresa VitalMobile. O galardão, de âmbito nacional, foi atribuído à tese de doutoramento desenvolvida na UBI e intitulada “Multi-Sensor Data Fusion in Mobile Devices for the Identification of Activities of Daily Living”.
Este trabalho faz parte do curso de Doutoramento em Engenharia Informática, de Ivan Pires, que teve como orientador Nuno M. Garcia (Departamento de Informática da UBI) e como co-orientador Francisco Flórez-Revuelta (Universidad de Alicante, Espanha). A tese, preparada no Ambient Assisted Living Computing and Telecommunications Laboratory (ALLab) da UBI, centra-se nos temas “Informática”, “Investigação em ambientes assistidos”, “Ambientes de vida assistida” e “Melhoria da qualidade de vida”.
Ivan Pires recebeu o Prémio VitalMobile Gonçalo Belo na última sexta-feira, dia 30 de abril, na Sessão Solene que comemorou os 35 anos da UBI.
O concurso está reservado a doutorados nas áreas da saúde e das tecnologias para a saúde, autores de uma tese de doutoramento sobre o tema da e-saúde. Presta homenagem a Gonçalo Belo, engenheiro de formação e uma personalidade notável, que teve um contributo decisivo para que hoje tantos doentes e profissionais de saúde possam dispor do serviço de telemonitorização. Falecido em 2017, é homenageado na denominação de um prémio que visa incentivar quem como ele trabalha para melhorar a cidadania, concretamente na área da e-saúde.