O Erasmus + é o Programa Europeu para a educação, formação, juventude e desporto e visa potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional de todas as pessoas para o reforço da identidade europeia, do crescimento sustentável, da coesão social e da empregabilidade das pessoas.
Através do programa Erasmus+, os/as estudantes da Universidade da Beira Interior podem candidatar-se a um período de estudos, numa universidade estrangeira, com a qual exista acordo interinstitucional para a área e para o ciclo de estudos que frequenta na UBI.
Elegibilidade
- Estudantes de licenciatura, mestrado, ciclo de estudos integrado e doutoramento, matriculados/as e inscritos/as na UBI;
- Estudantes de licenciatura e mestrado integrado têm de estar inscritos/as, pelo menos, no 2º ano curricular quando realizam a mobilidade;
- Estudantes que não tenham atingido o limite máximo de duração de mobilidade no ciclo de estudos que frequentam (12 meses). No caso do mestrado integrado, a duração máxima é de 24 meses. Todas as experiências ao abrigo do Programa Erasmus+ contam para o limite máximo definido.
Duração
A mobilidade de estudos de longa duração no âmbito do programa Erasmus+ pode ir de um período mínimo de 2 meses completos (60 dias) até a um máximo de 12 meses (360 dias) por cada ciclo de estudos conducente à atribuição de grau académico da UBI. No caso dos mestrados integrados, a mobilidade pode ter uma duração até um máximo de 24 meses.
Países elegíveis
São países elegíveis para a mobilidade de estudos Erasmus+ os Estados membros da União Europeia e Turquia, Noruega, Islândia, Liechtenstein, Islândia, Sérvia e Macedónia do Norte.
Pré-candidatura
A pré-candidatura é o primeiro passo para a mobilidade de estudos e é formalizada no Balcão Virtual entre 1 a 28 de fevereiro. Desta pré-candidatura resulta a atribuição de bolsas Erasmus+ e a afetação de vagas, de acordo com o ranking das pessoas candidatas. A média de candidatura é calculada automaticamente segundo a fórmula apresentada no Guia de Apoio para a Mobilidade de Estudos.
Candidatura à universidade de acolhimento
As pessoas colocadas na pré-candidatura, com bolsa atribuída ou em lista de espera para o efeito, devem realizar a candidatura à universidade de acolhimento dentro dos prazos estipulados e assim que o Gabinete de Internacionalização e Cooperação – Setor de Apoio à Internacionalização (GIC-SAI) proceder à sua nomeação.
Após a nomeação, o GIC-SAI informa o/a estudante da sua nomeação, momento a partir do qual deverá aguardar receção por email das instruções de candidatura por parte da universidade de acolhimento. Os prazos de nomeação e candidatura variam de acordo com a instituição parceira e, por esse motivo, os/as estudantes devem ter sempre atenção ao email institucional da UBI.
Passo a passo – antes da mobilidade
- Antes de efetuar a pré-candidatura, deve consultar a lista de acordos interinstitucionaise fazer uma pesquisa prévia sobre as universidades com as quais existe acordopara o curso e ciclo de estudos que frequenta e às quais pretende candidatar-se. Deve recolher o máximo de informações como a oferta curricular, língua de ensino, requisitos específicos exigidos ou disponibilidade de alojamento universitário para estudantes Erasmus incoming.
- A pré-candidatura é realizada online, no Balcão Virtual, durante o prazo estipulado pelo GIC-SAI.O/A estudante tem a possibilidade de se candidatar até cinco universidades. A escolha das universidades deve ser colocada por ordem preferencial;
- Publicação do Edital com os resultadosna página Erasmus+ Estudos e envio de email às pessoas candidatas;
- Nomeação à universidade de acolhimento pelo GIC-SAI, após a qual o/a estudante é contactado pela universidade parceira com as instruções de candidatura. A formalização da candidatura pelo/a estudante deverá ser efetuada dentro dos prazos definidos pela universidade de acolhimento;
- Realização do Learning Agreement (Acordo de Aprendizagem) durante a candidatura à universidade de acolhimento. O plano de estudos do Learning Agreement é definido em conjunto com a Coordenação de Mobilidade UBI. O documento só se torna válido após assinatura de todas as partes: estudante, Coordenação de Mobilidade da UBI e universidade de acolhimento.
- A elegibilidade da mobilidade para reconhecimento académico só se confirma se o/a estudante tiver o Learning Agreementassinado por todas as partes e a Carta de Aceitação emitida pela universidade de acolhimento.Só a partir desse momento é que pode começar a preparar a viagem.
- Até 1 mês antes de iniciar a mobilidade, deve entregar toda a documentação solicitada pelo GIC-SAIpara validação do processo de mobilidade. Se lhe tiver sido atribuída bolsa Erasmus+, o GIC-SAI emite o contrato financeiro.
Para informações detalhadas sobre a mobilidade de estudos deve ser consultado o Guia de Apoio à Mobilidade de Estudos.
Ordenação e colocação
Os critérios de ordenação por ranking são definidos no convite à apresentação de candidaturas. As candidaturas são seriadas de acordo com os critérios definidos no convite à apresentação de candidaturas.
Os resultados da pré-candidatura são publicados em edital na página web da UBI e enviados, por e-mail, às pessoas candidatas. No edital são publicados os resultados das colocações, distinguindo as pessoas colocadas com bolsa atribuída e as que ficam em lista de espera. Caso alguém com bolsa atribuída desista da mobilidade, a bolsa é atribuída à pessoa colocada com a melhor classificação que se encontra em lista de espera. As pessoas colocadas sem bolsa atribuída podem fazer mobilidade com “bolsa zero”.
Incentivos financeiros
Bolsa Erasmus +
As Bolsas Erasmus+ são atribuídas às pessoas colocadas com melhor classificação e até atingir o financiamento disponível para mobilidade de estudos.
Estudantes com bolsa atribuída recebem uma subvenção de apoio individual e um complemento de apoio à viagem. Esta contribuição pretende colmatar a diferença do custo de vida entre Portugal e o país de acolhimento, bem como ajudar a cobrir as despesas de viagem e de subsistência relacionadas com o período de estudos no estrangeiro.
A bolsa atribuída depende do país de acolhimento. Os valores podem ser consultados na Tabela de Bolsas de Mobilidade no separador Apoios Financeiros.
Os valores do apoio individual e do apoio à viagem são definidos pela Agência Nacional Erasmus+.
As pessoas colocadas sem bolsa atribuída têm a possibilidade de realizar a mobilidade com “bolsa zero”, isto é, não recebem uma bolsa Erasmus+ mas preenchem todos os critérios aplicáveis e beneficiam de todas as vantagens dos/as estudantes de mobilidade (reconhecimento académico, isenção de propinas, de matrículas e acesso a laboratórios e bibliotecas na universidade de acolhimento).
Apoio para estudantes com menos oportunidades
Para além do apoio individual e do apoio à viagem, alguém a quem tenha sido atribuída Bolsa Erasmus+, se receber simultaneamente a bolsa DGES, pode ainda receber o TOP-UP para estudantes com menos oportunidades, que corresponde a um valor de 250 EUR/mês.
Existe ainda uma bolsa complementar à bolsa da DGES. Esta bolsa complementar é atribuída pelos Serviços de Ação Social da UBI e não requer uma candidatura.
Apoio Linguístico Online
O Online Language Support (OLS) é uma plataforma gratuita da Comissão Europeia, disponibilizada aos participantes Erasmus+, que visa apoiar a preparação linguística dos estudantes em mobilidade.
Antes e/ou durante a mobilidade, o estudante pode realizar, de forma facultativa, um teste de aferição da proficiência linguística na língua principal de ensino da universidade de acolhimento. Este teste permite ao estudante conhecer o seu nível linguístico e, em algumas universidades parceiras, pode ser aceite como comprovativo de proficiência linguística, de acordo com as instruções de candidatura recebidas.
Independentemente do resultado obtido, os estudantes têm acesso gratuito a cursos de línguas online na plataforma OLS, podendo frequentar cursos na língua principal de ensino e/ou noutras línguas disponíveis, sem limitação quanto ao número de línguas ou unidades de aprendizagem.
O acesso ao OLS é disponibilizado pelo GIC-SAI no momento da nomeação.
Seguro de saúde
Estudantes com nacionalidade europeia ou título de residência europeia, devem solicitar a emissão do Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD). O cartão pode ser solicitado online, de forma gratuita, através da plataforma Segurança Social Direta e permite receber cuidados de saúde, no sistema público, durante a sua estada num dos 27 países da UE, Islândia, Liechtenstein e Noruega.
No caso de estudantes com nacionalidade não-europeia e de quem vai realizar mobilidade na Turquia, Macedónia do Norte ou Sérvia, é obrigatório contratualizar um seguro de saúde privado com cobertura no país de destino.
É, no entanto, recomendável fazer um seguro de saúde privado em qualquer dos casos.
Seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil
Estudantes inscritos na UBI estão abrangidos/as, durante o período de mobilidade, pelo seguro escolar de acidentes pessoais e de responsabilidade civil. No entanto, é recomendável fazer um seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil que cubram atividades desenvolvidas fora do âmbito escolar.
Reconhecimento académico
Os resultados da aprendizagem obtidos no período de mobilidade têm reconhecimento automático de acordo com o Sistema Europeu de Transferência de Créditos – ECTS.
Os resultados são reconhecidos com base no Learning Agreement (Acordo de Aprendizagem) assinado previamente e no Certificado de Estudos emitido pela universidade de acolhimento. O/A Coordenador/a de Mobilidade é a pessoa responsável pela conversão das classificações.
Para períodos de mobilidade realizados em países onde não é utilizado o Sistema Europeu de Transferência de Créditos – ECTS, é aplicado um sistema compatível tendo por base a carga de trabalho em horas e os resultados de aprendizagem obtidos.
Informação adicional
A leitura do Guia de Apoio à Mobilidade de Estudos é essencial para que o processo de mobilidade decorra de forma fluida, organizada e em conformidade com os procedimentos estabelecidos.
Conte connosco para preparar a sua mobilidade! Contacte-nos por email, telefone ou presencialmente.
E-mail: erasmus.mobilidade@ubi.pt ou do
Tel. (+351) 275 329 138
O Gabinete de Internacionalização e Cooperação - Setor de Apoio à Internacionalização fica no Pólo 1, no corredor exterior entre o Bar e os Serviços Académicos. O horário de atendimento ao público é de 2ª a 6ª feira, das 09h às 12h30 e das 14h às 17h30.