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Novos Alunos

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Matrícula On-line

  • Para evitar longas esperas, recomendamos  aos novos alunos que façam a matrícula on-line aqui, entre 14 a 18 de outubro.
  • Os estudantes que efetuarem a matrícula on-line devem pagar a taxa de inscrição até às 23h59 do dia 18 de outubro (2ª fase).

Os documentos em falta (comprovativo de matrícula, cartão de vacinas, foto tipo passe, cópias - caso autorize - do CC do aluno e do CC do Encarregado de Educação se o aluno for menor de idade) deverão ser entregues presencialmente nos Serviços Académicos de 15 a 30 de outubro, ou enviados por correio até dia 30 de outubro, para:

Serviços Académicos da Universidade da Beira Interior
R. Marquês D'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã

 

Antes de iniciar a matrícula, garanta que tem consigo:
• O seu documento de identificação


Para utilizar este serviço pode recorrer a uma das seguintes formas de autenticação, por ordem de preferência:

i. Cartão de Cidadão - Para a autenticação com recurso ao Cartão de Cidadão são necessários o Cartão de Cidadão e o respetivo PIN de autenticação, um leitor de cartões ligado a um computador com acesso à Internet e ter instalado no computador o plugin Autenticação.Gov (disponível em: https://autenticacao.gov.pt/fa/ajuda/autenticacaogovpt.aspx)

ii. Chave Móvel Digital - Para a autenticação com recurso à Chave Móvel Digital é necessário que previamente tenha sido efetuado um pedido de Chave.
Poderá consultar a informação referente ao pedido de Chave Móvel Digital e ao processo de autenticação em https://www.autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital

iii. Inserir nº de documento de identificação e todos os dados pessoais manualmente.

Forma Preferencial de Autenticação – utilize a Autenticação.Gov

 

NOTAS:
- Se preencheu o inquérito ou fez a matrícula online deve imprimir o PDF gerado no final do processo (comprovativo de matrícula). Este documento é necessário para entrega de documentação nos Serviços Académicos.
Caso o novo aluno seja menor de idade, este documento deverá ser assinado pelo Encarregado de Educação.

 


Matrícula presencial

Local:

Datas:

  • 2ª fase: de 14 a 18 de outubro, das 9 às 16 horas

 

Documentos necessários:

  • 25 euros (valor de matrícula);
  • Cartão do cidadão;
  • Boletim de vacinas;
  • Uma fotografia;
  • Pré-requisito - Grupo A (apenas para estudantes colocados no MI em Medicina). 

(Nota: Devido à situação sanitária, recomenda-se que faça todos os pagamentos com cartão bancário) 


Propinas

Não é obrigatório o pagamento das propinas no ato da matrícula/inscrição, podendo posteriormente fazê-lo de acordo com o calendário de pagamento de propinas. 

  • Prestação única: 697€
  • Prestações: 174,25€ (4X)
  • Prestações: 69,70€ (10X)

 

Datas de pagamento

Prestação única 

  • Até 31 de outubro do respetivo ano letivo

4 Prestações

  • 1ª Prestação - até 31 de outubro
  • 2ª Prestação: até 31 de janeiro
  • 3ª Prestação: até 28 de fevereiro
  • 4ª Prestação: até 31 de maio

10 Prestações

  • 1ª Prestação: até 30 de setembro
  • 2ª Prestação: até 31 de outubro
  • 3ª Prestação: até 30 de novembro
  • 4ª Prestação: até 31 de dezembro
  • 5ª Prestação: até 31 de janeiro
  • 6ª Prestação: até 28 de fevereiro
  • 7ª Prestação: até 31 de março
  • 8ª Prestação: até 30 de abril
  • 9ª Prestação: até 31 de maio
  • 10ª Prestação: até 30 de junho

 


Calendário Escolar

Ver calendário em PDF

 


Alojamento

A rede de residências universitárias, apartamentos e suites dos SASUBI destina-se a alojar os estudantes deslocados, matriculados na Universidade da Beira Interior e, preferencialmente, bolseiros. Estas residências possuem uma diversidade de ofertas que poderão ser do interesse do estudante. As candidaturas são formalizadas numa base anual, nos períodos indicados pelos serviços, e a sua análise tem por base os critérios de avaliação definidos no regulamento das residências universitárias dos SASUBI.

Mais info

Informação sobre oferta privada de alojamento em:
http://www.alojamento.ubi.pt

http://habitacao.medubi.pt/index.php 


Localização Salas de Aula 

Pólo I

Pólo III 

Pólo IV


Tudo o que precisa saber sobre a UBI em VIP - very important pamphlet


 

Perguntas Frequentes - Matrículas

1. É possível apresentar candidatura a várias fases do concurso nacional?
Sim, é possível apresentar candidatura às várias fases do concurso nacional.
Caso se candidate e obtenha nova colocação em fase seguinte (e só nesta situação), é automaticamente anulada a colocação anterior e consequentemente a matrícula e inscrição realizadas – mesmo que não realize a matrícula na nova colocação.
Nesta situação, não pode optar pela colocação anterior, prevalecendo a última (na 2.ª ou 3.ª fase). O valor pago a título de propina e taxas de inscrição é remetido para a instituição onde obteve a nova colocação.
Se apresentar candidatura em fase seguinte mas não obtiver colocação, mantém válida a matrícula e inscrição anterior, desde que as tenha efetuado no prazo fixado para o efeito.

2. Como valido a minha inscrição?
A inscrição apenas é válida com o pagamento da respetiva taxa de matrícula/inscrição (25€) que tem que ser efetuado atá às 23H59 do último dia do período de matricula. Caso não faça este pagamento perde automaticamente o direito à vaga.


Perguntas Frequentes - Bolsas

1. Até quando posso submeter a candidatura à bolsa de estudos da DGES?
Até 30 setembro ou até 20 dias após matrícula.

2. Onde posso submeter a candidatura à bolsa de estudos da DGES?
Pode submeter apenas online, através da plataforma BeOn (em www.dges.gov.pt/wwwBeOn/ ou pesquisar no Google “bolsas BeOn”).

3. Preciso de credenciais de acesso para poder submeter a candidatura - como posso obtê-las?
Para obter as credenciais de acesso há duas opções:
a) Através da candidatura ao concurso nacional de acesso ao ensino superior - há uma opção para escolher se pretende beneficiar de bolsa. Quando selecionada esta opção será enviado um e-mail com as credenciais (username e password) de acesso ao portal da bolsa.
b) Através dos Serviços de Ação Social da UBI (presencialmente ou via email para bolsas@ubi.pt).
OBS: Se já concorreu à bolsa de estudos no ano anterior poderá utilizar as mesmas credenciais (continuam ativas).

4. Já tive credenciais de acesso, mas não me lembro delas. O que posso fazer?
Aceda à pagina BeOn e clique em “(Esqueci-me do código de utilizador e ou da palavra-chave)”. Basta depois introduzir o email que tinha introduzido na candidatura e o nº de contribuinte (NIF) para receber mensagem com as suas credenciais.

5. Como sei se a candidatura à bolsa foi submetida?
A submissão da candidatura dá origem a um email e a uma mensagem de sucesso na página BeOn. Pode entrar nessa página e verificar a mensagem de candidatura submetida com sucesso e data da submissão. Poderá imprimir o seu boletim de candidatura ou guardar em PDF no seu computador pessoal.

6. Como posso saber se tenho direito a bolsa?
Poderá recorrer ao simulador do site da DGES (www.dges.gov.pt/simulador/) mas há que ter em atenção o seguinte: o simulador analisa os dados colocados e são meramente indicativos; se houver enganos ou erros no preenchimento, os cálculos são realizados com base nos dados introduzidos que poderão não corresponder à realidade.

7. Quando é que sei o resultado da minha bolsa?
Os resultados são analisados diariamente pelos técnicos do setor de Bolsas dos Serviços de Ação Social da UBI. Sugerimos que, se até meados de outubro não for notificado para a entrega de documentos adicionais, nem receber qualquer resultado, contacte diretamente o setor de bolsas para saber o ponto de situação do seu processo (contactos: 275320691/275242002/ bolsas@ubi.pt).

Data da última atualização: 07/10/2021
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