Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Universidade
  3. Equipa Reitoral

Equipa Reitoral

O Reitor é eleito pelo Conselho Geral para um mandato de quatro anos e é coadjuvado por Vice-Reitores e Pró-Reitores em tarefas específicas.

  • Reitor

    Img:

    António Carreto Fidalgo

    O Reitor da Universidade é o órgão superior de governo e de representação externa da Instituição, que conduz a política da Universidade e preside ao Conselho de Gestão.

    Sobre o Reitor

     

    Secretária:
    Sónia Marisa Alves Mendes
    E-mail: gabinetedoreitor@ubi.pt
    Tel.: 275 329 172
    Ext.: 2001

     

     

  • Vice-Reitores

     

    Áreas de Ensino, Internacionalização e Saídas Profissionais

    Cabe ao Vice-Reitor para as áreas de Ensino e Internacionalização superintender à gestão dos Serviços Académicos e coordenar as ações relativas à mobilidade, internacionalização e saídas profissionais, bem como as tendentes à captação de novos públicos para os cursos da universidade. São também suas funções coordenar e desenvolver a política de e-learning e superintender às atividades relacionadas com a ação social.

    O Vice-Reitor para o Ensino e Internacionalização substitui o Reitor nas suas ausências e impedimentos.

    São ainda suas competências coordenar e desenvolver o património construído especificamente no que diga respeito à construção, conservação e benfeitorias dos edifícios propriedade ou posse da Universidade da Beira Interior e respetivos concursos; Coordenar o planeamento estratégico de infraestruturas da Universidade; Coordenar os Serviços Técnicos.

    João Manuel Messias Canavilhas

     

    Área de Concursos de Docentes e Atos Académicos 

    Cabe ao Vice-Reitor para a Área de Concursos de Docentes e Atos Académicos nomear os júris de provas académicas conducentes ao grau de doutor e presidir os respetivos júris, com possibilidade de subdelegação da Presidência em Professor Catedrático ou Presidente das respetivas Faculdades. Cabe-lhe ainda decidir sobre a admissão dos candidatos no âmbito dos concursos docentes que venham a ser autorizados, presidir a júris de provas de agregação e de concursos inerentes ao Estatuto da Carreira Docente Universitária, incluindo a homologação do relatório de apreciação preliminar e do resultado final das provas de agregação.
    Tem também como funções dar cumprimento às atribuições do Reitor previstas nos Regulamento de Avaliação do Desempenho dos docentes da Universidade da Beira Interior, incluindo a de presidir ao Conselho Coordenador de Avaliação do Pessoal Docente, homologar, no âmbito do Conselho Coordenador de Avaliação do Pessoal Docente, as avaliações dos docentes ou, em caso de não homologação, atribuir nova menção qualitativa e sua quantificação, com a respetiva fundamentação. Tem ainda de decidir, no âmbito do Conselho Coordenador de Avaliação do Pessoal Docente, das reclamações do ato de homologação da avaliação, sempre que tenha sido o autor do ato de homologação.
    É também o Vice-Reitor responsável por superintender no processo de equivalência e reconhecimento de habilitações estrangeiras ao grau de licenciado, bem como, aos graus de mestre e doutor, nomeando para estes o respetivo júri e assegurar a presidência do júri ao grau de doutor.

    Mário Marques Freire

     

    Área de Investigação e Projetos

    Cabe ao Vice-Reitor para as áreas de Investigação e Projetos coordenar os programas nacionais, da União Europeia e Internacionais de investigação e desenvolvimento, promover a sua divulgação e encetar os procedimentos relativos à sua candidatura, formalização, assinatura e outros daí decorrentes, tais como a autorização de despesas orçamentadas em projetos; Dinamizar a cooperação entre a Universidade e entidades públicas e privadas, promovendo a formalização de protocolos interinstitucionais em investigação, inovação e desenvolvimento; Cabe-lhe também superintender a participação da Universidade nas redes internacionais dedicadas à avaliação das Instituições de Ensino Superior; Tem ainda como responsabilidades a coordenação do Gabinete de Inovação e Desenvolvimento, prover o cumprimento das atribuições do Reitor no estipulado pelo Regulamento de Bolsas da Investigação e Bolsas Diversas da UBI, e superintender o processo de avaliação das Unidades de Investigação financiadas pela FCT.

    José Carlos Páscoa Marques

     

     

    Área Financeira, Recursos Humanos e Responsabilidade Social

    Cabe à Vice-Reitora para a Áreas Financeira, Recursos Humanos e Responsabilidade Social, coordenar os processos de concursos de pessoal não docente, outorgar os contratos de trabalho em funções públicas, autorizar a participação em congressos, seminários, reuniões, colóquios, jornadas e outras atividades de trabalhadores não docentes, presidir, no âmbito do SIADAP, ao conselho coordenador de avaliação da Universidade da Beira Interior, homologar as avaliações dos dirigentes e dos trabalhadores e decidir das reclamações do ato de homologação da avaliação, sempre que tenha sido o autor do ato de homologação. É também responsável por dirigir os procedimentos inerentes à cobrança de propinas e pela coordenação das atividades no âmbito da responsabilidade social.

    Anabela do Rosário Leitão Dinis

     

     

     

     

     

     

  • Pró-Reitores

    Qualidade

    Pró-Reitoria para a Qualidade exerce as suas competências no domínio da estratégia institucional para a qualidade e está em estreita coordenação com o Gabinete da Qualidade.

    Ana Catarina dos Santos Carapito



     
     

     

     

     

     

     

Data da última atualização: 12/12/2014
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.