3. Estágio "INICIAÇÃO À ELETRÓNICA E COMUNICAÇÕES 5G (IEC-5G)"

Estágio "INICIAÇÃO À ELETRÓNICA E COMUNICAÇÕES 5G (IEC-5G)"

Faculdade de Engenharia | IT/DEM | 9h30.

De 04 a 08 de julho de 2022

O Instituto de Telecomunicações (IT) e o Departamento de Engenharia Eletromecânica (DEM) organizam o Estágio de "INICIAÇÃO À ELETRÓNICA E COMUNICAÇÕES 5G (IEC-5G)". A atividade realiza-se entre os dias 4 e 8 de julho, no IT.

Este estágio aborda os básicos de eletrónica e de telecomunicações móveis e sem fios. Corresponde a 25 horas (3 de manhã e 2 à tarde, durante 5 dias). Permitirá um contacto dos alunos com algumas das aplicações inovadoras da eletrónica e das redes de comunicação, através da imersão no contexto de investigação e desenvolvimento do Instituto de Telecomunicações e realização de visitas e experiências. Incluirá sessões conceptuais, trabalhos de laboratório com montagem de “kits” de eletrónica, técnicas básicas de produção de circuitos impressos, realização experimental de medições de potência recebida, débito binário e outras grandezas relevantes em sistemas móveis 5G. Os estagiários vão ter contato com a montagem de ligações simples ponto-multi-ponto e a verificação experimental do desempenho, assim como com os principais desafios de investigação e tecnológicos para o desenvolvimento das comunicações móveis e sem fios no século XXI (por exemplo, células pequenas terrestres e baseadas em drones aéreos, Open RAN e funcionaidades de “splitting”, processamento espacial e MIMO massivo).

Informação e inscrições

Data da última atualização: 2022-06-24