Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para estudante de mestrado ou doutoramento no âmbito do projeto de I&DT em co-promoção, intitulado NEO4FUTURE - Nanocápsulas, estruturas (nano)porosas e/os complexos de inclusão com óleos essenciais para fibras e estruturas têxteis (projeto n.º POCI-01-0247-FEDER-061912), financiado pelo Programa Portugal 2020 (PT 2020) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), a decorrer na Unidade de Investigação FibEnTech - Fiber Materials and Environmental Technologies/Departamento de Química e no Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS) da Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal.
Área Científica
Química
Objetivo da Atividade
Análise e identificação dos componentes de óleos essenciais por técnicas cromatográficas. Síntese de sistemas nano/micro de diferentes blends de óleos essenciais encapsulados/fixados em sílicas e ciclodextrinas. Caracterização físico-química dos materiais preparados por diversos métodos. Purificação e identificação dos derivados preparados por técnicas espectroscópicas. Avaliação da libertação dos componentes principais dos óleos da formulação. Preparação de derivados de componentes de óleos essenciais com atividades biológicas com diferentes reações.
Requisitos de admissão
1) Diploma 2º Ciclo ou Diploma de Licenciatura ou equivalente legal na área de Química, Ciências Farmacêuticas, Bioquímica, Biomedicina, Ciências Biomédicas, Biotecnologia e áreas afins.
2) Ser estudante inscrito num ciclo de estudos conducente ao grau de doutor ou mestre;
3) Tendo em conta o objetivo da atividade do projeto o candidato deverá possuir forte motivação e experiência demonstrada em técnicas cromatográficas e espetroscópicas, preferencialmente em cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massa, experiência e conhecimentos em ferramentas para a otimização de processos (design of experiments), experiência demonstrada em técnicas miniaturizadas de extração e preparação da amostra. Será avaliada a experiência com extratos vegetais e/ou óleos essenciais, conhecimentos em encapsulação de compostos ativos, sendo estes considerados fatores preferenciais. Outros fatores como validação de métodos bioanalíticos, versatilidade de trabalho com diversos detetores acoplados a cromatografia, cultura de células, tratamento estatístico de dados, artigos científicos e trabalhos apresentados em reuniões científicas (quer sob a forma oral ou poster) nas áreas de interesse do projeto serão critérios a considerar para a seleção do candidato.
4) Será dada preferência a candidatos com grau de mestre e só serão contratados candidatos com grau de licenciado caso não se candidatem mestres, ou no caso de se candidatarem, que estes últimos não sejam da área de formação pretendida e/ou não possuam experiência exigida.
A prova de inscrição no 3º ciclo de estudos (doutoramento) ou 2º ciclo de estudos (mestrado) deve ser efetuada, obrigatoriamente, até à contratualização da bolsa.
Mais informação
Aviso de Abertura