Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. "Revolução é Substantivo Feminino"

"Revolução é Substantivo Feminino"

EVENTO:

Ficheiro com o nome: mulher

  08 de março de 2024
  11:00

  Fora da UBI

Escola Secundária Campos Melo | Coolabora

  Importar iCal

Partilha

A Coolabora – Intervenção Social, comemora o Dia Internacional das Mulheres com a iniciativa “Revolução é Substantivo Feminino”, que visa promover o debate plural sobre a igualdade de género, contemplando lutas históricas e novos desafios.

“Igualdade e Diversidade” é o mote da manhã desta iniciativa, que arranca na Escola Secundária Campos Melo, com a abertura de uma exposição de cartazes com 21 mulheres feministas, representando os países de origem de todos os alunos desta escola enaltecendo a diversidade cultural e o seu valor na sociedade contemporânea. Ainda na escola, os jovens realizam uma dinâmica interativa com o objetivo de fomentar a reflexão sobre a importância de desconstruir estereótipos de género.

Na parte da tarde, “Revolução é Substantivo Feminino” continua na sede da Coolabora, pelas 17h00, com a abertura da exposição coletiva de arte feminista "Mulheres na Beira (da Revolução)”. Com curadoria da artista têxtil e designer Luísa Leão, a exposição visa destacar a produção artística das mulheres, abordando a temática da democracia e liberdade.

Pelas 18h30, sete mulheres académicas, políticas e ativistas, compõem uma conversa em roda que pretende criar um espaço de discussão e reflexão sobre os diversos desafios enfrentados pelas mulheres desde o tempo da ditadura até ao presente.

Elisa Calado Pinheiro fala sobre "A Covilhã Operária e a luta feminina", Antonieta Garcia traz o tema "As Mulheres nas Revoluções: o movimento sufragista em Portugal, o 25 de Abril e outras lutas", Liliana Reis sublinha os "Novos desafios políticos para mulheres: além do 25 de Abril", Leonor Narciso destaca a "Cultura: uma força revolucionária no feminino", Catarina Taborda aborda a "A mulher na política, o feminismo interseccional e o Movimento LGBTQIA+", Verónica González refere um "Um novo Abril para mulheres que imigram" e Graça Rojão explica o “Ecofeminismo e os novos desafios".

“Revolução é Substantivo Feminino” decorre durante a manhã na Escola Secundária Campos Melo a partir das 11h00 e, de tarde, aberto ao público, na sede da Coolabora a partir das 17h00 do dia 8 de março (sexta-feira).

Ficheiro com o nome: mulher
Esta informação promove os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas

  •   UBI

Data da última atualização: 2024-03-01
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.