English version attached
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação para Mestre, estudante de doutoramento (BI), no âmbito do Projeto de I&D Empresarial – Copromoção – Baixa Densidade, SI I&D Empresarial – Operações em Copromoção (Aviso MPr-2023-8), com parceria entre a empresa Scantavares Metal, Lda. e a Universidade da Beira Interior (UBI), intitulado “SABE - Engenharia Avançada e Sustentável de Blocos”, financiado pelo Programa CENTRO2030 com fundos do FEDER, a decorrer no Centro de Materiais e Engenharia Civil para a Sustentabilidade (C-MADE) da Universidade da Beira Interior.
Área científica
Engenharia Civil, Engenharia de Materiais ou áreas afins.
Objetivo da atividade
A bolsa de investigação (BI) visa contribuir para o desenvolvimento de novos blocos de alvenaria sustentáveis, com sistemas de encaixe e utilização de resíduos industriais, incorporando práticas de economia circular e técnicas de carbonatação acelerada. O trabalho irá apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras no contexto da construção sustentável, em articulação direta com os objetivos técnicos e científicos do projeto SABE.
Requisitos de admissão e contratação
- Ser titular do grau académico de Mestrado na área científica de Engenharia Civil, Engenharia de Materiais ou áreas afins (obrigatório) e que reúna as condições para estar inscrito num ciclo de estudos conducente ao grau de Doutoramento.
- Experiência em áreas relacionadas com materiais de construção sustentáveis e/ou investigação aplicada;
- Experiência em caracterização de materiais, desenvolvimento de argamassas e blocos, e tecnologias de pré-fabricação;
- Bons conhecimentos de inglês (oral e escrito);
- Capacidade de trabalho autónomo e em equipa multidisciplinar.
- A prova de inscrição no 3º Ciclo de Estudos em Engenharia Civil da Universidade da Beira Interior deve ser efetuada, obrigatoriamente, até à contratualização da bolsa.
- Caso o grau académico requerido para este concurso tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira dever-se-á obedecer ao constante no Decreto-Lei 66/2018, de 16 de agosto e da Portaria n.º 33/2019, de 25 de janeiro. A apresentação de um certificado do grau de doutor reconhecido é obrigatório para a assinatura de contrato. Demais informação sobre o reconhecimento de graus académicos pode ser obtida no seguinte site: https://www.dges.gov.pt/en/pagina/degree-and-diploma-recognition
Plano de trabalho
O bolseiro desenvolverá atividades de investigação e desenvolvimento, incluindo:
- Estudo e definição de formulações para blocos de alvenaria com incorporação de resíduos industriais;
- Investigação em técnicas de carbonatação acelerada e análise do desempenho dos materiais;
- Caracterização física, mecânica, térmica e de durabilidade dos blocos desenvolvidos;
- Contributo para o desenvolvimento e otimização de moldes e sistemas mecânicos de encaixe integrados nos blocos;
- Participação em atividades laboratoriais e de prototipagem;
- Elaboração de artigos científicos e relatórios técnicos;
- Colaboração na disseminação dos resultados do projeto em eventos científicos e técnicos.
Mais informação
Aviso de Abertura