Maria Cecilia Loschiavo dos Santos é Professora Titular da Universidade de São Paulo, no Brasil, e visita a Universidade da Beira Interior (UBI) para falar sobre as origens do reconhecido designer luso-brasileiro, Joaquim Tenreiro (1906-1992), nascido na aldeia de Melo, situada na Serra da Estrela.
Tendo Joaquim Tenreiro ido viver para o Brasil desde cedo, teve a sua formação inicial em marcenaria em Portugal, como tal pretende-se não só aprofundar o conhecimento histórico biográfico sobre o seu início de vida, como compreender as ligações históricas e culturais entre o contexto local e formativo inicial em Portugal e a obra que o designer concretizou ao longo da vida.
Loschiavo dos Santos é autora de diversos livros, entre eles O Móvel Moderno no Brasil; e Jorge Zalszupin – Design Moderno no Brasil. É também Coautora de vários livros, incluindo: José Zanine Caldas; Bernardo Figueiredo: designer e Arquitecto brasileiro ; Zanini de Zanine. Editou ainda livros como: Design, Resíduo e Dignidade; Artistic cartography and design explorations towards the pluriverse. Entre os seus prémios encontram-se: Prêmio MCB, do Museu da Casa Brasileira pelo livro “Móvel Moderno no Brasil”; o filme “À margem da imagem” que explora temas como a degradação humana e marginalização, recebeu o prémio de “melhor documentário” No Festival de Cinema de Gramado, 2003.
O evento tem lugar no Auditório da Biblioteca Central (Polo I), a partir das 11h00 do dia 23 de abril (quinta-feira).
Mais informação:
iArtes