Encontram-se abertas as inscrições para o 3º workshop da Academia de Propriedade Intelectual, desta vez sob o tema “Proteção da Inovação em Saúde”.
Este workshop, realizado em parceria com o RISE Health, visa a capacitação e consciencialização dos investigadores da área da saúde para a importância da proteção dos seus resultados de I&D, incentivando a adoção de práticas eficazes como fator crítico para a valorização de conhecimento científico, tecnológico e empresarial.
Trata-se de uma sessão imersiva e interativa que será conduzida pela INVENTA, empresa que tem acompanhado várias submissões e processos de patentes na Universidade da Beira Interior (UBI), e que abordará conceitos base sobre propriedade intelectual e mecanismos de proteção.
O workshop em “Proteção da Inovação em Saúde” decorre em formato presencial, na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) (Sala Convencional 3), entre as 14h00 e as 18h00, no dia 27 de maio. Inscrições gratuitas, mas limitadas a 20 vagas, disponíveis online.
Data/hora: 27 de maio de 2026 (14h00-18h00)
Local: Faculdade de Ciências da Saúde (sala convencional 3)
Unidades de I&D associadas: RISE-Health
Programa:
1. Fundamentos de Propriedade Industrial (patentes e modelos de utilidade);
2. Requisitos de concessão: novidade, atividade inventiva e aplicação industrial; exclusões à patenteabilidade; casos especiais de patenteabilidade com foco na área da saúde;
3. Estrutura e interpretação de um documento de patente;
4. Estratégia nacional, europeia e internacional de depósitos de pedidos de patente, com foco na Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes, no pedido de patente europeia e nos EUA;
5. Pesquisa ao estado da técnica no Espacenet.
A Academia de Propriedade Intelectual é uma iniciativa enquadrada no projeto UI.TRANSFER 2.0 - Universidades como Interface para a Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico, cofinanciada pelo COMPETE 2030 e Portugal 2030, através da União Europeia.