Este Seminário Internacional enquadra-se na Comunidade de Prática: Formação Docente em Rede: Colaboração Internacional para um Ensino Transformador e visa promover o diálogo intercultural e a cooperação académica entre estudantes e docentes da Universidade da Beira Interior (Portugal), da Universidade de Pristina (Kosovo) e da Universidade Licungo (Moçambique) e terá lugar no dia 27 de maio, em formato exclusivamente online, entre as 09h00 e as 13h00 (horário Portugal).
Organizado no âmbito da Unidade Curricular “Políticas Educativas e Organização da Educação”, ministrada nos 2.º Ciclos/Mestrados em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, Ensino do Português e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, Ensino da Físico-Química nos Ensinos Básico e Secundário e Ensino da Filosofia no Ensino Secundário da Universidade da Beira Interior, o evento assume-se como um espaço pedagógico privilegiado de articulação entre fundamentos teóricos, políticas educativas e práticas de organização da educação. Através de uma abordagem colaborativa e internacionalizada, promove-se a análise crítica das políticas educativas contemporâneas e das suas implicações nos contextos do ensino básico e secundário, valorizando a educação enquanto processo social, cultural e político.
Com a coordenação científica de Cristiana Pizarro Madureira, docente do Departamento de Psicologia e Educação da UBI, o Seminário pretende proporcionar aos estudantes oportunidades concretas de contacto com diferentes realidades educativas, socioculturais e geopolíticas, favorecendo a construção de saberes em diálogo, a problematização das desigualdades e a reflexão sobre o papel do/a professor/a enquanto intelectual crítico, mediador intercultural e agente de transformação social. Neste sentido, reforça-se uma formação docente crítica, reflexiva, ética e colaborativa, orientada para a promoção da educação inclusiva, da interculturalidade e da centralidade da dignidade humana nos processos educativos.
O Seminário Internacional “Bridging Education Systems: Conecting Ideas, Educational Systems and Cultures” vai decorrer via Zoom (ID da reunião: 912 8418 6200; Senha: 862347).
Mais informação:
Programa PT
Programa EN