Os finalistas da Licenciatura em Design de Moda da Universidade da Beira Interior (UBI) apresentam os seus trabalhos de final de curso com o desfile “À Moda do Freguês”, um evento que leva a moda ao Mercado Municipal da Covilhã.
Sob o tema “Fraternidade e Conexões” os finalistas de Design de Moda transformam o mercado local num palco de reflexão social e criatividade, onde cada coordenado apresentado reflete sobre a necessidade urgente de reencontrar caminhos de proximidade, diálogo, partilha e pertença coletiva.
Para além de peças de vestuário, os projetos resultam da criação de propostas de negócios que procuram responder a desafios concretos de marcas já consolidadas no mercado. Recorrendo a diversas metodologias de Design, os estudantes desenvolveram soluções que exploram o potencial do vestuário enquanto mediador de relações e veículo de conexão humana.
Mais do que um espaço de comércio, o Mercado Municipal é cenário simbólico e agente ativo da narrativa do desfile, representando a dimensão humana e comunitária enquanto local de encontro entre gerações, culturas, rotinas e partilhas.
Ao ocupar um espaço enraizado na identidade da Covilhã, os finalistas da UBI afirmam o Design de Moda como uma ferramenta de transformação capaz de criar pontes entre pessoas, instituições e territórios e manter ativo o tema para além do evento, “Fraternidade e Conexões”.
Os coordenados foram desenvolvidos no âmbito da Unidade Curricular de Projeto Final em Design de Moda, sob orientação dos docentes Caroline Loss (regente), Aline Monçores, Yoád Luxembourg, Rafaela Norogrando, Cláudia Pinheiro e Madalena Pereira, com o apoio do doutorando Joaquim Trindade.
O evento está enquadrado no âmbito da Cidade Criativa da UNESCO, na área Design, e tem o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, do Atelier Vasco Pinho, Núcleo de Estudantes de Moda da UBI e o patrocínio da Borgstena Textile, Bem Haja Bouquet, Vértice Comum, Pastelaria Almeida e Supermercado Canário. Realização Universidade da Beira Interior -Faculdade de Artes e Letras.
Aberto à comunidade académica, “À Moda do Freguês” decorre no Mercado Municipal da Covilhã, às 18h30 do dia 18 de junho (quinta-feira).