A iniciativa Mostra Cinema Resistência exibe três trabalhos de Hélder Nóbrega e Andryelle Araújo, numa sessão que conta com a presença dos realizadores para uma conversa informal sobre o processo de criação.
“Origami” e “Oratório” são duas curtas realizadas por Hélder Nóbrega em 2019. A primeira retrata mãe e filha, que encontram nas dobras do lençol da cama do hospital formas de comunicação, uma transcriação do conto Devir, de José Rufino. “Oratório”, realizado e montado integralmente com um telemóvel, acompanha Carlos, trabalhador da reciclagem, e as transformações provocadas pela construção de um prédio de classe média em frente ao seu comércio, culminando numa ordem de despejo.
Por sua vez, Andryelle Araújo traz o documentário “A Luz de Mãe Rita” (2025) o qual, a partir de um ensaio fotográfico realizado no terreiro de Mãe Rita Preta, percorre imagens, memórias e saberes ancestrais, apresentando a trajetória de uma mulher dedicada à Jurema Sagrada. Uma obra sobre ancestralidade, fé, memória e resistência.
Com entrada livre e aberta a toda a comunidade académica, a sessão é exibida na Cinubiteca (FAL), com início agendado para as 18h30 do dia 29 de setembro (terça-feira).
A Mostra Cinema Resistência é uma iniciativa do Clube de Cinema UBI, desenvolvida no âmbito do iA*lab CineMAtiC / iArtescom apoio do Doutoramento em Media Artes.
Sobre os realizadores
Hélder Nóbrega é artista, cineasta, professor e investigador. A sua produção transita entre cinema, fotografia, performance e outras linguagens artísticas, articulando investigação académica e processos de criação. É doutorando em Estudos da Mídia pela UFRN e realiza atualmente um período de investigação doutoral na Universidade da Beira Interior.
Andryelle Araújo é cineasta, roteirista, produtora audiovisual, fotógrafa, historiadora e educadora paraibana. A sua produção cinematográfica dedica-se sobretudo à memória, aos direitos humanos, à cultura popular e às narrativas de resistência, desenvolvendo trabalhos documentais e projetos audiovisuais ligados a identidades e patrimónios culturais.